quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioClimaTrovoadas de final de tarde continuam pelos próximos dias

Trovoadas de final de tarde continuam pelos próximos dias

Chuva-600x398

Chuvas de verão são frequentes em nossa região por conta do calor. Saiba como se prevenir.

Os termômetros voltaram a registrar temperaturas altas em Blumenau nos últimos dias. Com o aumento do calor, são frequentes também as trovoadas de final de tarde. Na última segunda-feira, dia 24 de fevereiro, por exemplo, o volume de chuva variou entre 10 e 56mm e o local onde mais choveu foi a região da rua Coripós. Por conta da forte chuva que caiu na cidade entre 17h e 18h, a Defesa Civil do município relatou duas ocorrências de alagamento relacionadas à tubulação, três quedas de árvore e um destelhamento.

A meteorologista Francine Gomes Sacco, responsável pelo Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), explica que a previsão é de que essas trovoadas continuem acontecendo, por conta, justamente, das altas temperaturas. “Nos próximos dias estas trovoadas ainda devem ocorrer, mas cada vez em menor quantidade e frequência. Será assim também durante o feriado de carnaval”, afirmou.

Logo no início da tarde de hoje, quarta-feira, nuvens já encobriram o céu da região. Em Blumenau, a localidade do Fidélis é a que registrou maior índice de chuva, sendo que até às 16h30, a variação foi de 4,2 a 68,4mm de água. “E a chuva ainda continua entre hoje e amanhã, então esse volume deverá aumentar bastante”, ressaltou a meteorologista. Francine ainda esclareceu a alta variação no volume de chuva pelos bairros da cidade. “É bem característico deste tipo de chuva que haja mais volume de água em um lugar e menos no outro”, disse.

Segundo a previsão do Alertablu, até o dia 12 de março ainda há risco de temporais, com descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 60 km/h e granizo, por conta do calor. Por isso, é bom se prevenir. Dicas como não utilizar chuveiro, torneira ou qualquer outro aparelho elétrico durante trovoadas e permanecer em local seguro até a tempestade acabar são dadas por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Se estiver fora de casa, é indicado pelo Inpe que a pessoa não fique em topos de morros ou prédios, em áreas abertas como campos de futebol ou grandes estacionamentos e não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas. Ainda é recomendado evitar contato com qualquer rede elétrica, afastar-se de tomadas e não usar o telefone.

via PMB | Texto: Andressa Scaburri | Foto: Eraldo Schnaider

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS