sábado, 16 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Trote de incêndio mobiliza 5 viaturas e 10 bombeiros militares, em Blumenau

Trote de incêndio mobiliza 5 viaturas e 10 bombeiros militares, em Blumenau

06:20

 

 

 

Imagem ilustrativa

 

Às 17h52 desta segunda-feira (15/06/20), os Bombeiros Militares foram acionados para controlar um incêndio na Rua Progresso, no bairro Progresso, em Blumenau. Foram enviadas cinco viaturas e dez pessoas.

Mas ao chegarem no local, não havia nenhum incêndio. Foi gasto dinheiro público e ainda prejudicou uma possível ocorrência de emergência nesse período do deslocamento. Entre 1º de janeiro e 15 de junho, 3,4% das ligações recebidas pelos bombeiros em Blumenau foram classificadas como trotes.

Segundo o tenente Henrique, do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, trotes relacionados a incêndios em edificação são os que mais mobilizam recursos. “É quase que um padrão nesse tipo de ocorrência, deslocarmos pelo menos 3 ou 4 viaturas, devido à necessidade, de não só resposta rápida mas também de efetividade da resposta. A progressão de um incêndio em edificação, principalmente residencial, costuma ser desastrosa porque pode afetar várias edificações vizinhas, diferentemente de incêndios em vegetação”.

Sobre a ocorrência no bairro Progresso, o tenente disse que foram recebidas três ligações, duas de homens e uma de mulher. Ela chegou a ligar duas vezes para informar que a situação já tinha sido controlada. Mas o que motivou a classificação como “trote” por parte das guarnições, é o fato irem ao local e quando chegaram, não encontraram o local da ocorrência, nem alguém que lhes atendesse ou prestasse qualquer tipo de informação.

O governador do Estado, Carlos Moisés, sancionou o projeto de autoria do deputado estadual Sergio Motta (Republicanos) que prevê multa para trotes efetuados aos órgãos de atendimento de emergência, criando a Lei 17.787, de 1º de novembro de 2019. . Entre as regras estão advertência e multas de até R$ 500.

A medida administrativa institui a punição para quem praticar “brincadeiras” via telefone com profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), do Corpo de Bombeiros, das delegacias de polícia e da Defesa Civil.

A lei também obriga as empresas de telefonia a informar os dados dos proprietários dos telefones que originarem chamadas de trote, para o envio da notificação. As medidas incluem localização de usuários de telefones públicos também. Uma lei criada em 2010 já estabelecia punições para este tipo de crime, mas as alterações garantem mais rigidez nas punições.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.