sábado, 27 novembro 2021
InícioGastronomiaTrês noites de fondue em Blumenau, a primeira no Moinho do Vale

Três noites de fondue em Blumenau, a primeira no Moinho do Vale

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

No período mais frio do ano, muitos restaurantes tem oferecido as sequências de fondue, que geralmente são de queijo, carnes e chocolate. Em uma série de três matérias, visitamos duas casas tradicionais de Blumenau e um nova, esta última totalmente voltada à iguaria.

O Moinho do Vale, localizado na Prainha, foi o primeiro restaurante visitado e já trabalha com fondue há mais de 10 anos. Lá a sequência é servida na varanda, que durante o inverno tem uma lona para proteger contra o frio. Aliás, a temperatura precisa baixar para ter boa demanda, porque basta aumentar um pouco que a busca pelo prato reduz.

A sequência começou com o fondue de queijo, que na receita do Moinho leva três tipos: parmesão, gouda e raclette. O sabor ficou uma delícia, lembrando aquele queijo fundido comercializado pela marca Olho de Pomerode.

Nos acompanhamentos, vem champignon tipo Paris, cenoura, pinhão, couve-flor passado na manteiga, cenoura, pedaços de pão com fermentação natural da Brotland de Pomerode, além de noisettes de aipim e batatinha. Uma taça de vinho argentino deu um toque especial.

Em seguida veio o fondue de carnes com frango e iscas de filet mignon. Fugindo um pouco da panela tradicional com fogareiro embaixo, veio um formato elétrico com espaço para colocar espátulas com queijos.

Na parte de cima, o grill antiaderente evita que carnes como frango grudem na superfície. Um detalhe bem interessante, é que as carnes já vem pré-assadas, assim reduz o tempo de espera para degustar.

Esse fondue é acompanhado por de fatias de bacon e linguiça calabresa, caponata de berinjela com pimentões, palmito, cebola roxa agregada. Os queijos para colocar na espátula são dos tipos gorgonzola, golden, flat, colonial e brie. Quatro molhos diferentes completam a experiência gastronômica.

O último da sequência é o fondue de chocolate, que o cliente pode optar entre o branco com leite Ninho, preto e charge com amendoim. Para acompanhar, pedaços de morango, uva, abacaxi, banana, kiwi, além de wafer e marshmallow.

Gostamos muito da experiência, tudo muito saboroso. O valor para duas pessoas fica por R$ 185 e quem for sozinho paga R$ 125. Quem quiser experimentar a sequência, pode visitar o Moinho do Vale de terça-feiras a sábados, das 19h às 23h30min.

Queremos agradecer a parceria do jovem empreendedor Leandro Caramori, que assumiu a casa no início de 2015. Fomos muito bem atendidos pelo garçom Odair Hetkowski e o maitre Fabrício Alfredo Pereira.

O restaurante fica localizado na Rua Porto Rico, n° 66, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. O atendimento normal é de terça a sábado a partir das 11h30min às 14h30min, e das 19h às 23h. Nos domingos e feriados, das 11h30min às 14h30min. Quem quiser mais informações pode ligar direto para (47) 3322-3440.

 

Fondue de queijo

 

 

 

Fondue de carnes

 

 

 

Fondue de chocolate

 

 

O maitre Fabrício Alfredo Pereira chegou a trabalhar no Restaurante Frohsin, um dos primeiros ou o primeiro a introduzir o fondue em Blumenau

 

O garçom Odair Hetkowski, além de nos atender muito também acompanha OBlumenauense

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS