segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioClimaTrês municípios catarinenses decretam Situação de Emergência

Três municípios catarinenses decretam Situação de Emergência

Foto: PM em Fraiburgo

 

Dos 59 municípios atingidos pelos temporais desde o último domingo, três decretaram Situação de Emergência: Tubarão, Fraiburgo e Capivari de Baixo. Os municípios têm até dez dias a partir da data do evento para preencher os dados no Formulário de Identificação de Desastres (Fide) do Sistema de Identificação de Desastres (S2ID) do Governo Federal. Depois disso, a Defesa Civil SC avalia se o município alcançou os índices para a homologação. Em seguida, é encaminhado para a União para possível reconhecimento de Situação de Emergência.

Nesta quinta-feira, 19, o governador Raimundo Colombo visitou o município de Fraiburgo, onde participou de uma reunião para avaliar os prejuízos causados pelo granizo e por fortes ventos. Durante o encontro, o prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo, representantes das forças de segurança do Estado, e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, apresentaram relatórios preliminares da situação no município.

Em Fraiburgo, até esta quinta-feira, havia registro de: seis pessoas feridas, dez desabrigadas, 30 desalojadas, 6.480 afetadas, 2.160 residências atingidas e 11 instalações públicas afetadas. Um homem morreu enquanto tentava consertar o telhado. A Defesa Civil SC enviou 28 rolos de lona para o município, 8.908 telhas de fibrocimento e mais 16 mil folhas devem chegar nesta sexta-feira.

“Quando a Defesa Civil distribui lonas é para proteger o patrimônio que as pessoas têm dentro de casa. Se você subir no telhado, está se expondo ao risco de transformar uma crise que está acontecendo no município em um desastre familiar”, alerta Rodrigo Moratelli.

Capivari de Baixo também decretou Situação de Emergência. O documento chegou nesta quinta na Secretaria de Estado da Defesa Civil de SC. O município foi atingido por tempestades e deixou 12 feridos, 38 desalojados, 1,2 mil afetados, 300 casas e 33 instalações públicas danificadas. Foram distribuídos 26 rolos de lona no município.

Tubarão decretou Situação de Emergência no início desta semana. Uma criança morreu, 21 ficaram feridos, oito desabrigados, 3.512 desalojados e 9.7298 afetados.

Total geral:

  • 59 municípios atingidos
  • 3 mortos
  • 41 feridos
  • 18 desabrigados
  • 3.617 desalojados
  • 129.752 afetados
  • 4.939 residências
  • 112 instalações públicas

Por Cleiton Ferrasso, da Secretaria de Estado da Defesa Civil

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS