domingo, 24 outubro 2021
InícioSaúdeTrês bairros de Blumenau registraram sete casos de febre amarela em 2020

Três bairros de Blumenau registraram sete casos de febre amarela em 2020

A única forma de prevenir é tomando a vacina que continua disponível de forma gratuita, como fizeram 48.538 pessoas no ano passado.

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) registrou sete casos de febre amarela em 2020, no município. Os casos ocorreram nos bairros Itoupava Central, Passo Manso e Itoupavazinha. Por ser considerada área de transmissão ativa, a vacinação contra a febre amarela segue sendo realizada nas salas de vacina do município.

Este ano, nenhum caso de febre amarela foi registrado em Blumenau, no entanto, Santa Catarina registrou do primeiro caso de febre no estado. A moradora de Taió de 40 anos, está internada em um hospital de Blumenau.

Em 2020, a Vigilância Epidemiológica contabilizou 34 casos notificados em humanos. Destes, sete casos foram confirmados para febre amarela e em todos os casos os pacientes não haviam se vacinado contra a doença.

O primeiro caso do ano passado foi de um homem de 26 anos, morador do bairro Itoupava Central. O segundo e o terceiro foram confirmados laboratorialmente no final do mês de março. São moradores dos bairros Itoupava Central e Passo Manso, sendo um de 31 e outro de 37 anos. O quarto paciente com diagnostico de febre amarela é um homem, de 18 anos, morador do bairro Passo Manso. Já o quinto confirmado é um homem de 59 anos, morador do bairro Itoupavazinha. O sexto e o sétimo caso são dois homens, um de 43 e outro de 42 anos, também moradores da Itoupava Central.

No ano passado, foram registradas 118 notificações de epizootias, quando há notificação de que foi encontrado um macaco doente ou morto. A coleta e análise de material genético é feita quando o animal não está em avançado estado de decomposição. Pelo menos 30 casos tiveram resultado positivo para febre amarela. Foram registrados 11 no bairro Itoupava Central; 10 na Vila Itoupava; três na Itoupavazinha; dois no Fidélis; dois no Passo Manso; um na Água Verde e um na Velha Central. Outros 17 casos coletados aguardam resultado do laboratório.

Caso um cidadão encontre um macaco morto, deve ligar para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3381-7900, para fazer a notificação do caso.

Vacina é melhor forma de prevenção

A vacina da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos, e no novo esquema de vacinação definido pelo MS a partir de 2020, prevê ainda que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação.

Em 2020 foram vacinadas 48.538 pessoas. A taxa de cobertura vacinal está em 77,84% e a orientação do Ministério da Saúde é atingir 95%. Em 2019 foram vacinadas 94.090 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018, quando 53.797 pessoas foram vacinadas.

Com informações de João Vitor Korc [SECOM/BNU]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS