sexta-feira, 30 julho 2021
InícioGeralTreinamento funcional para militares em Blumenau

Treinamento funcional para militares em Blumenau

Treinamento Bombeiros dez2013 b

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Blumenau, no Vale do Itajaí, está desenvolvendo desde o mês de novembro um programa de atividades físicas para melhorar o desempenho operacional dos integrantes das guarnições do quartel. A diferença para o que já vinha sendo feito, porém, é o fato do treinamento ser baseado na utilização de exercícios funcionais. O método tem como característica a adaptação dos exercícios tradicionais às atividades desenvolvidas pelo Bombeiro Militar em seu dia a dia, de forma a proporcionar ganhos efetivos ao desempenho e condicionamento físico.

Treinamento Bombeiros dez2013 a

A aplicação dos exercícios funcionais é resultado do treinamento realizado por militares daquela unidade junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que disponibilizou aperfeiçoamento na área de Atividade Física e Bem-Estar a integrantes do CBMSC por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Com a aplicação dos ensinamentos, busca-se promover a saúde dos militares a partir da prática regular dos exercícios, reduzindo fatores de risco para doenças crônicas, danos e desconforto provocados por doenças preexistentes e o aprimoramento da aptidão física para as tarefas BM.

Treinamento Bombeiros dez2013 c

Conforme o Soldado BM Johan Cidral, integrante da Comissão de Educação Física do 3ºBBM e que desde abril participa da implantação do Programa de Manutenção de Aptidão Física do 3ºBBM, o treinamento funcional é desenvolvido para adaptar-se às necessidades de cada indivíduo. Desta forma, a comissão desenvolve a rotina de exercícios mais indicada para a melhora no desempenho a partir das condições físicas de cada Bombeiro Militar.

O primeiro treinamento funcional foi realizado na primeira semana de novembro, com as participações do 2º Tenente BM Renan Cesar Vinotti Ceccato, 2º Sargento BM Dorval Zeferino e do Soldado BM Fabiano Jovinsky. A sequência de exercícios adaptada e aplicada pelo Soldado BM Cidral à época serve para exemplificar a iniciativa:

– Barra fixa: Exercício cobrado para a inclusão e ingresso de cursos na carreira bombeiro militar que tem como objetivo transpor obstáculos.
Variação (funcional): Barra fixa com EPR
Valências físicas: força, resistência muscular.

– Agachamento livre: Exercício que tem como objetivo ganhar resistência e forca nos membros inferiores.
Variação (funcional): realizar com EPR
Valências física: resistência Muscular, Coordenação, força.

– Burpeee: Um dos poucos que busca uma combinação de forca muscular nos membros inferiores superiores abdominais e dorsais.
Variação (funcional): com EPR
Valências físicas: coordenação, resistência muscular, equilíbrio, forca.

– Subida e descida de escada: Tem como objetivo trabalhar a parte de resistência muscular e cardiorrespiratória, equilíbrio e coordenação:
Variação (funcional): com colete de sobrecarga.
Valências físicas: coordenação, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio.

– Tombar pneu: esse exercício tem como objetivo trabalhar os membros inferiores e superiores.
Variação(funcional): com EPR
Valências físicas: coordenação, resistência muscular, força.

– Arrastar pneu: é um exercício que objetiva trabalhar membro inferior e membro superior.
Variações (funcional): com EPI e EPR
Valências físicas: resistência muscular, força, coordenação.

Créditos: Soldado BM Juliano Cidral | Comissão de Educação Física (3ºBBM) | via Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS