sábado, 4 dezembro 2021
InícioGeralTrecho da ferrovia que ligou Blumenau e Itajaí foi inaugurada em 1954

Trecho da ferrovia que ligou Blumenau e Itajaí foi inaugurada em 1954

Trem-Blumenau-Itajai

Cada vez que passo por algum trecho que sobrou da antiga estrada de ferro em Blumenau, fico imaginando como foram os “dias de glória” daquela época. Em 1954, o presidente da República na época, Café Filho, e toda uma comitiva vieram nossa cidade inaugurar a tão sonhada implantação da ferrovia, no trecho que ligou Blumenau a Itajaí.

Como nossas atuais obras importantes, essa ferrovia só veio depois de longos anos de espera e interrupções. Parece que o tempo não aperfeiçoou determinadas coisas. A viagem em trem especial, partiu de Blumenau às 12 horas em direção à estação de Itajaí, inaugurando-se assim esse importante tronco ferroviário entre as duas cidades.

Muitos blumenauenses que viveram essa época, lembram com saudosismo estes trens. A última viagem de um trem em Blumenau, foi em 13 de março de 1971. E uma boa parte das pessoas com quem converso sobre o assunto, deseja a volta deste meio de transporte. Imaginem como seria ótimo passear pelo Vale do Itajaí, cercado pelo verde, pelas montanhas, se ainda fosse possível utilizar o traçado original da ferrovia. Sem tocar no assunto transporte de cargas e locomoção entre cidades. Quem sabe, um dia volte.

Dados e foto: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS