Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Transporte coletivo terá operação ampliada a partir de quarta-feira (14/10)

 

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

A operação de transporte coletivo em Blumenau será ampliada a partir da próxima quarta-feira, dia 14. Serão oferecidos novos horários de funcionamento, ampliando em 70 viagens diárias, principalmente para atender a população e trabalhadores que necessitam de locomoção nos períodos de maior demanda do serviço. Desta forma, a operação voltará a atender ininterruptamente de segunda a sexta-feira, das 4h às 19h30 e das 21h30 às 22h40. Aos sábados seguirá com início às 3h45 e término às 13h30. A ampliação da escala de atendimento foi uma determinação da Prefeitura de Blumenau para a empresa concessionária do transporte coletivo no município.

Em função da pandemia a demanda pelo transporte coletivo caiu de 100 mil passageiros por dia para 27 mil. Com isso a concessionária perdeu mais de 70% da receita mensal, levando a redução da oferta de linhas e horários nesse período em que o número de passageiros diários ainda está distante da demanda pré-pandemia. Apesar desta situação, a Seterb vem acompanhando a evolução da demanda por mais linhas e horários com objetivo de buscar a normalidade do sistema de transporte coletivo o mais rápido possível. Com isso, à medida que os usuários têm retomado o uso do sistema de transporte, os serviços estão sendo ampliados gradativamente. Este novo incremento na operação representa um acréscimo de mais de 1.400 viagens mensais em dias úteis, possibilitando mais alternativas aos usuários.

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. A inserção de veículos na operação já é uma prática adotada durante os dias de operação, pois amenizam os atrasos e evitam lotação nos ônibus.

Vale ressaltar que as medidas de prevenção continuam sendo ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

Nos domingos e feriados, ainda funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia.

Grandes cidades enfrentam a crise no setor

Os impactos da Pandemia do Coronavírus do setor do transporte público ainda afetam todas as grandes cidades de Santa Catarina. Joinville e Florianópolis, por exemplo, que retomaram as atividades mediante situação na Matriz de Avaliação de Risco Potencial, ambas enfrentam situações semelhantes à de Blumenau, com relação ao déficit de passageiros e prejuízo das concessionárias, que foram agravados devido à Pandemia.

Em Florianópolis, o transporte voltou a operar de segunda a sábado. O consórcio responsável pelo serviço no município pediu na justiça que o governo municipal subsidiasse os custos operacionais do serviço, com a alegação que há um risco grande de colapso financeiro, mas a solicitação foi negada. Como medida de auxílio, a Prefeitura adiantou em setembro os recursos que seriam repassados mensalmente até o final do ano.

Na maior cidade do Estado, Joinville, o transporte coletivo está sendo operado com 50% da capacidade. Entretanto, a cidade teve que ressarcir as empresas concessionárias em mais de R$ 1,5 milhão devido aos prejuízos provocados pela paralisação durante a Pandemia. Outros pedidos de ressarcimento ainda tramitam na Justiça e podem resultar em novos pagamentos por parte do município as concessionárias.

Em Balneário Camboriú, a empresa concessionária pediu o rompimento de contrato e a cidade está sem transporte coletivo. A população da cidade conta apenas com os ônibus intermunicipais que atendem de Itajaí até Porto Belo e passam em algumas regiões da cidade.

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top