quinta-feira, 25 fevereiro 2021
Início Geral A tranquilidade da praia de Canto Grande na manhã desta segunda (29)

A tranquilidade da praia de Canto Grande na manhã desta segunda (29)

canto-grande_29-12-14_03

Muitos blumenauenses como o advogado Luiz Carlos Nemetz, autor destas belas fotos registradas nesta manhã de segunda-feira (29), costumam veranear em Canto Grande, uma praia do município de Bombinhas. A tranquilidade do mar e a paisagem são um convite para passar uma calma tarde apreciando todo esse belo cenário.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Vamos a algumas curiosidades do local. O primeiro nome foi Ponta Grande, por estar localizada em um *istmo, com duas praias opostas. A partir dos anos 30, ganhou o nome atual, dividindo-se entre Mar de Dentro e Mar de Fora. Esta pequena vila de pescadores e maricultores ainda mantém viva a cultura dos imigrantes do Arquipélago dos Açores, como a tradição do terno de reis e a técnica da pesca artesanal.

O centro da Vila fica aos pés do Parque Municipal do Morro do Macaco, o segundo ponto mais alto da cidade que proporciona ao turista uma bela vista da cidade, da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e também das cidades vizinhas como Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. O Mar de Dentro fica no lado oeste da vila, na Baía de Zimbro, é de águas tranquilas, é ponto de partida de muitas pescarias e passeios de barco pela região. Tem 2.180 metros de extensão. Dali, o por do sol é uma atração única.

O Mar de Fora, ao leste da vila é de águas mais agitadas, com ondas propícias para o surf. Suas águas límpidas são renovadas constantemente pelas correntes. A praia também é muito procurada pelos amantes da pesca de arremesso, ao longo de seus 3.831 metros de extensão.

Existem dois acessos. O primeiro é pelo Centro de Bombinhas, seguindo a Av. Ver. Manoel José dos Santos até a na Rua Salmão, seguindo-se por esta até quase o seu final, quando se toma a direção ao morro do Mariscal pela segunda rua à direita.

No topo do morro, a vista do Mariscal e do Canto Grande é exuberante. Existem vários mirantes para bater fotos e prestigiar este encanto da natureza. Outro acesso é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas a Praia de Zimbros. Na terceira rotatória no Bairro de Zimbros, basta seguir à esquerda, na Rua Maracujá, que em poucos quilômetros muda o nome para Av. Girassol. Dali, segue-se até a Rua Canela, que liga a bairro Canto Grande (Mar de Dentro) com a Praia de Mariscal.

Fotos: Luiz Carlos Nemetz

* Istmo: é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra
Fonte: Prefeitura de Bombinhas

canto-grande_29-12-14_04

canto-grande_29-12-14_02

 

Esse entardecer, foi clicado no sábado (27)

canto-grande_29-12-14_05

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS