Trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão em São José do Cerrito (SC)

As vítimas são dois irmãos que, segundo o Ministério Público do Trabalho de SC, viviam em condições degradantes e recebiam cachaça no lugar do salário.

Foto: Ministério Público do Trabalho de SC

Dormindo em um barraco precário, cercados por estrebarias e dividindo espaço com bezerros, ovelhas e porcos, dois irmãos viviam em condições degradantes em uma propriedade rural de São José do Cerrito, na Serra Catarinense.

O banheiro era inabitável, com um chuveiro improvisado e sem qualquer condição de higiene. As acomodações dos trabalhadores eram separadas dos animais apenas por ripas de madeira furadas, expondo-os a sujeira e riscos à saúde.

Esse cenário de exploração foi interrompido nesta quinta-feira (20/02/25), quando uma força-tarefa resgatou os trabalhadores e prendeu o dono da propriedade em flagrante. A operação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC), em conjunto com fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, a Polícia Federal e representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) local e regional.

Foto: Ministério Público do Trabalho de SC

As vítimas eram dois irmãos, ambos em situação de vulnerabilidade devido ao alcoolismo. Um trabalhava no local há sete anos, sendo responsável por serviços gerais e pelo cuidado dos animais, incluindo os porcos que, segundo relatos, eram “rifados”. O outro havia chegado há seis meses para quebrar pedras e preparar o piso de um dos estábulos, sendo obrigado a realizar a tarefa em meio a fezes de animais.

Durante o resgate, uma das vítimas, visivelmente embriagada, confirmou que nunca recebeu dinheiro pelo trabalho, apenas cachaça.

O patrão permanecerá preso até a conclusão da diligência e a quitação das dívidas trabalhistas e rescisórias. O Ministério Público do Trabalho apresentará um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que ele assine, comprometendo-se a não reincidir na prática.


 

 


Internacionalização e Distrito da Inovação, estão entre os grandes objetivos