terça-feira, 13 abril 2021
Início Sem categoria Total de público simultâneo na Oktoberfest não conta os trabalhadores

Total de público simultâneo na Oktoberfest não conta os trabalhadores

Foto: Marcelo Martins

A organização da 30ª Oktoberfest, que começa hoje e vai até o dia 20 de outubro, recebeu ofício emitido pelo Corpo de Bombeiros de Blumenau esclarecendo que o número máximo de público visitante simultâneo dentro do Parque Vila Germânica de 37.704 pessoas, não contempla as 3050 pessoas responsáveis pela operacionalização dos vários setores da festa. O parecer oficial explica que o pessoal de serviço e apoio não ocupa as áreas comuns do Parque, ficando alocados nas áreas determinadas para a execução de suas atividades, espaços que não foram considerados na contagem inicialmente divulgada.

Todas as entradas e saídas da Vila Germânica, no período da Oktoberfest, contarão com sistema de catracas eletrônicas e todos que passam pelo parque, inclusive as pessoas que trabalham na festa, têm sua entrada e saídas registradas. Estes números serão repassados aos telões e testeiras que estarão nos setores da festa da para haver transparência no cumprimento da determinação de limitação de público. “Para fins de controle visual aqui nos displays da festa e nas redes sociais o número considerado o máximo de pessoas aqui dentro da Vila Germânica é o de 40.754”, explica Marcelo Schrubbe, presidente da Comissão de Segurança da 30ª Oktoberfest.

Limitação de público visitante

No dia 12 de setembro a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, juntamente com o Ministério Público, o Corpo de Bombeiros de Blumenau e a Polícia Militar, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta que regulamenta as normas de segurança a serem cumpridas durante a Oktoberfest. Atendendo à solicitação do Ministério Público, o Corpo de Bombeiros de Blumenau, juntamente com o Batalhão da Polícia Militar, após a devida análise, determinou que o Parque pode receber, em suas áreas comuns, 37.704 pessoas simultaneamente.

“Há normas que determinam o número de pessoas que uma edificação comporta. Esse limite vem da área ocupada e pelos equipamentos de segurança nela instalados”, explica a engenheira civil, Marli Rupp. Essas mudanças são encaradas pela organização da festa, e pelas autoridades que assinaram o TAC, como uma evolução natural da Oktoberfest. “Essa regulamentação é benéfica para a festa. Assegura o conforto dos visitantes e, acima de tudo, garante a segurança das pessoas”, declara Ricardo Stodieck, secretário de turismo do município e presidente do Parque Vila Germânica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau | Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS