quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioClimaTempo instável nos próximos dias com a chegada de frente fria em...

Tempo instável nos próximos dias com a chegada de frente fria em SC

Ginásio do Galegão (esq.) e Parque Vila Germânica (dir.) | Foto: Marcos Fernandes

 

Esta segunda-feira (15/01/18) começa com temperatura agradável em Blumenau, mas já dá para sentir o abafamento. Neste momento (9h10) faz 26°C e a previsão é não passar dos 35°C. A temperatura mais baixa no município foi registrada às 6h, quando estava 23,7°C. O nível do rio Itajaí Açu continua baixo, com apenas 11 cm, de acordo com a régua instalada na Ponte Adolfo Konder, localizada na frente do Castelinho da Havan. A umidade relativa do ar está em 79,1%.

A aproximação de uma frente fria pela costa catarinense, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas em Blumenau. O calor potencializa as áreas de instabilidade associadas ao cavado aumentando o risco temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto período de tempo e mal distribuída e não se descarta a queda de granizo de forma isolada. Ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – No início da manhã, mais nuvens no Litoral, com chuva fraca no Litoral Sul, e maiores aberturas de sol nas demais regiões. No Oeste, pancadas de chuva a qualquer momento do dia e, nas demais regiões, incluindo o Litoral, pancadas de chuva a partir da tarde, estendendo-se durante a noite. Atenção para a condição de chuva forte localizada, acompanhada de descarga elétrica, rajadas intensas de vento e queda de granizo isolado, especialmente do Oeste ao Planalto.  Temperatura elevada em todas as regiões (acima de 30ºC à tarde), com sensação de abafamento. Vento noroeste/norte, fraco, com rajadas mais intensas nos momentos das pancadas de chuva. Massa de ar úmido e quente atuando no Estado e nova frente fria em formação no sul do Brasil.

 

Terça-feira (16)

Blumenau – Presença de muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chuva fraca entre a madrugada e início manhã intensificando, posteriormente a partir da tarde em forma de pancadas com trovoadas devido a influência de um sistema de baixa pressão que se forma no Paraguai e avança para SC. Temperatura mínima entre 22 e 24ºC e máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de sudoeste a nordeste/leste.

Santa Catarina – O dia começa com sol em grande parte do Estado, e aumento da nebulosidade e pancadas de chuva entre o fim da manhã e início da noite. No Planalto Norte e Litoral Norte, tempo mais fechado e condição de chuva a qualquer momento do dia e de maior intensidade, devido a perturbações em médios níveis da atmosfera, na altura do PR. Temperatura elevada, especialmente do oeste ao sul e mais amena no litoral e norte. Vento nordeste no interior e de sudeste a sul no litoral, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (17)

Blumenau – Tempo instável com poucas aberturas de sol, chuva a qualquer momento do dia, sendo com maior intensidade na madrugada e à noite devido ao sistema de baixa pressão que determina a condição de tempo em SC. Temperatura mínima entre 21 e 23ºC e máxima entre 26 e 28ºC. Ventos fracos a moderados de sudoeste a nordeste.

Santa Catarina –  Pancadas de chuva em todas as regiões, a partir da tarde de quarta, estendendo-se durante a quinta-feira. Atenção para a condição de chuva mais intensa e melhor distribuída nesses dias, especialmente na quinta. Temperatura elevada com sensação de abafamento, vento nordeste/noroeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (18)

Blumenau – O sol volta a aparecer por mais momentos do dia tanto na quinta como na sexta-feira, contribuindo para elevação da temperatura, esta associada a alta umidade do ar forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas a partir das tardes com risco de temporal de forma isolada. As temperaturas mínimas oscilam entre 21 e 23ºC e máximas entre 30 e 32ºC.

 

Tendência para SC, entre 19 a 28 de janeiro de 2018

Permanece a condição de pancadas de chuva no Estado, durante a tarde e início da noite, devido ao calor e alta umidade, condições típicas de verão. No início do período, essas chuvas devem ocorrer principalmente no interior do Estado, e de forma mais localizada e de curta duração. Chuva melhor distribuída no Estado, e com volumes mais elevados, são esperados para o final do período.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS