Tempo instável com condição para chuva fraca nesta quinta-feira (24/01) em Blumenau

Foto: Júlio Pollhein
Foto: Júlio Pollhein

 

A circulação marítima em superfície e perturbações em níveis baixos e médios da atmosfera deixam o tempo instável nesta quinta-feira (24/01/19) em Blumenau. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade, aberturas de sol e condição para chuva de intensidade fraca a moderada isolada e algumas trovoadas.

A maior cobertura de nuvens faz com que a temperatura máxima fique menor em relação aos dias anteriores, variando entre 30 e 32°C. Neste momento (10h07min), faz 26,6°C com sensação térmica de 28,9°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 6h, quando fez 26,2°C e hoje pode ficar em torno dos 23°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,49 m e a umidade relativa do ar em 80,5%. Vento fraco de nordeste, passando a sudeste.

Em Santa Catarina o tempo também fica instável, com muitas nuvens a encoberto e chuva por alguns momentos, no Litoral e norte do Estado. Nas demais regiões, variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoada entre a tarde e noite. Temperatura amena em relação aos dias anteriores, maior elevação no Oeste. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas, uma frente fria em deslocamento pelo litoral catarinense.

 

Sexta-feira (25)

Blumenau – Um sistema de alta pressão posicionado a leste do sul do país favorece o deslocamento de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí. O céu fica nublado, com algumas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada na madrugada e, posteriormente, entre o final da tarde e a noite. No inicio da manhã, mínima variando entre 20 e 22°C e máxima entre 28 e 30°C. Vento fraco soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – sol com aumento de nuvens e pancadas bem isoladas de chuva no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No Litoral e norte do Estado, variação de nuvens e chuva em alguns momentos. Temperatura em elevação, amena em relação aos dias anteriores. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de baixa pressão no litoral paulista, favorece entrada de umidade no Litoral e norte.

 

Sábado (26)

Blumenau – A circulação marítima mantém o tempo instável. Ao longo do dia, presença e variação de nebulosidade, poucas e curtas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento. Ao amanhecer, mínima oscilando entre 22 e 24°C e máxima entre 27 e 29°C no período da tarde. Vento fraco de leste/sudeste.

Santa Catarina – Ssol e poucas nuvens no Oeste e Sul de SC. Na Grande Florianópolis e norte do Estado, variação de nuvens e chuva em alguns momentos. Temperatura em elevação, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde no Litoral Sul.

 

Domingo (27)

Blumenau – O transporte de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí perde um pouco intensidade, favorecendo a ocorrência de aberturas de sol. Ainda assim, há condição para chuva fraca especialmente nos extremos do dia. Mínima variando entre 21 e 23°C e máxima entre 28 e 30°C.

Santa Catarina – Sol entre algumas nuvens em SC. Condição de pancada isolada de chuva à noite no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura em elevação, acima de 30°C à tarde na maioria das regiões. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde no Litoral Sul.

 

Segunda-feira (28)

Blumenau – Presença e variação de nuvens, aberturas de sol e condição para chuva à noite devido à circulação marítima. Mínima entre 21 e 23°C e máxima entre 31 e 33°C à tarde.

Santa Catarina – Sol entre algumas nuvens. Condição de pancada isolada de chuva à noite no Planalto Sul, Litoral, Florianópolis serrana e Vale do Itajaí. Temperatura em elevação, acima de 30°C à tarde na maioria das regiões. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro de 2019

Maior parte do período com sol, muito calor e pancadas bem isoladas de chuva, típicas de verão, na tarde e noite. No decorrer de fevereiro há indicativo de chuva mais frequente no Estado, com temporais localizados.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram