quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioClimaTempo instável com chuva a qualquer momento e chance de trovoadas em...

Tempo instável com chuva a qualquer momento e chance de trovoadas em Blumenau

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

Quarta-feira (27)

Blumenau – Tempo instável com chuva a qualquer momento do dia com intensidade fraca a moderada acompanhada por trovoadas, intercalada por períodos sem chuva. O clima sofre influência da frente fria que se desloca pelo.

Neste momento (8h55) faz 20,1°C; a mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 4h quando fez 19,2°C e a máxima não deve passar dos 26°C. A umidade relativa do ar está em 94,9% e o nível do rio Itajaí-Açu com 54 cm. O vento sopra fraco de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina -.Tempo instável com chuva, mais intensa e persistente no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões ocorrem períodos de melhoria no decorrer do dia. Temperatura amena devido à nebulosidade e à chuva. Vento noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas e um cavado (área de baixa pressão) influenciando o clima no estado. No decorrer do dia, uma frente fria se aproxima do Litoral catarinense.

 

Quinta-feira (28)

Blumenau – A frente fria mantém a condição para chuva na madrugada, mas a medida que o sistema frontal se afasta em direção ao Paraná e São Paulo, ela diminui. No resto do dia, presença de muitas nuvens com rápidas aberturas de sol à tarde. Temperaturas mínima e máxima entre 18°C e 26°C, com vento fraco de leste/sudeste.

Santa Catarina – Tempo estável com sol em todas as regiões. Temperatura diminui, novamente com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul, ao amanhecer, permanecendo amena durante o dia. Vento sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil.

 

Sexta-feira (29)

Blumenau – Presença do sol em meio a variação de nuvens pela influência de um sistema de alta pressão. No começo e fim do dia, maior cobertura de nuvens e chuvisco fraco e isolado devido ao transporte de umidade do mar. A temperatura mínima pode baixar um pouco chegando a 16°C e a máxima continua de 26°C. Vento fraco de leste/sudeste.

Santa Catarina – Sol e poucas nuvens, com temperatura amena e chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul ao amanhecer. Durante o dia, fica mais quente e o vento sopra de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada, mas podem ocorrer rajadas no Litoral.

 

Sábado (30)

Blumenau – Tempo firme com predomínio de sol e temperatura elevada à tarde. A temperatura mínima pode chegar a 15°C enquanto a máxima fica alta, com 34°C, mostrando uma grande variação térmica.

Santa Catarina – Temperatura amena e chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul ao amanhecer. Mas o sol retorna assim como a presença de poucas nuvens durante um dia que será mais quente. Vento sopra de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada, e chance de ocorrerem rajadas no Litoral.

 

Domingo (1º de dezembro)

Blumenau – Presença de sol e calor, mas com pancadas de chuva no fim do dia em virtude de um cavado em Santa Catarina, aquela área alongada de baixa pressão. As temperaturas sofrem grande variação novamente, ficando em torno de 16°C e 33°C.

Santa Catarina – O tempo continua estável, com sol mas aumento de nuvens. Na tarde e noite, condição de pancadas isoladas de chuva com trovoadas. A temperatura fica mais alta e o vento sopra de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 29 de novembro e 8 de dezembro de 2019

Nos dias 29 e 30 de novembro, uma massa de ar seco passa sobre Santa Catarina deixando o tempo estável com sol e temperatura amena à noite mas elevada durante a tarde. Nos dias 1 e 2 de dezembro, previsão de chuva e temporais localizados no estado, associados a passagem de outra frente fria. Depois disso, sol com dias de pancadas de chuva no período da tarde e noite, característica de verão.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS