quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioClimaTempo instável, céu encoberto e condição para chuva a qualquer momento no...

Tempo instável, céu encoberto e condição para chuva a qualquer momento no Vale do Itajaí

 

Foto (arquivo): Marcos Fernandes

 

A formação de um ciclone extratropical na costa do RS deixa o tempo instável também no Vale do Itajaí nesta sexta-feira (26/10/18). Em Blumenau, céu nublado, com períodos de melhoria e condição para chuva a qualquer momento. Entre a tarde e a noite, a chuva ocorre com intensidade fraca a moderada isolada e com algumas trovoadas. Não se descarta o risco de temporais isolados. Ventos fracos a moderados soprando preferencialmente de quadrante leste.

Neste momento (8h45min), a temperatura é de 19,7°C que também foi a mínima hoje. A previsão é de não passar dos 22°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,52 m e a umidade relativa do ar em 93,8%.

Santa Catarina – No Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva isolada com variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e noite. Temperatura em elevação, com vento nordeste em SC, com variações de leste no Litoral, fraco a moderado. Formação de uma frente fria no sul do Brasil.

 

Sábado (27)

Blumenau – O ciclone extratropical posicionado a leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mantém o tempo instável. Há condição para pancadas de chuva e algumas trovoadas na madrugada e, posteriormente, à tarde. Ao final do dia, à medida que o sistema se afasta em direção ao oceano, a condição para chuva diminui, bem como a nebulosidade. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 26 e 28°C. Ventos de noroeste, passando a sudoeste a partir da tarde, com rajadas moderadas de vento, entre 30 e 50km/h.

Santa Catarina – Chuva isolada no Litoral, com variação de nuvens. Nas demais regiões, chuva na madrugada e manhã, com presença de sol durante o dia. Temperatura em declínio, com vento nordeste virando para sul, moderado com fortes rajadas no litoral, devido à intensificação de um ciclone na costa

 

Domingo (28)

Blumenau – Presença e variação de nebulosidade, com algumas aberturas de sol e condição para chuvisco isolado a partir da tarde em função do deslocamento de ar úmido do mar para o continente. A temperatura fica mais baixa ao amanhecer, com mínima que varia entre 14 e 16°C. A tarde tem sensação térmica agradável, com máxima entre 24 e 26°C. Ventos fracos a moderados de sudoeste, passando a sudeste à tarde.

Santa Catarina – No Litoral, chuva isolada com variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. Temperatura amena, com vento sul a sudeste e com rajadas intensas, no litoral, e de sudeste a nordeste, fraco a moderado, no interior.

 

Segunda-feira (29)

Blumenau – Um sistema de alta pressão posicionado a leste de Santa Catarina favorece o deslocamento de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí. Ao longo do dia, presença e variação da quantidade de nuvens, aberturas de sol e condição para chuvisco isolado nos extremos do dia. Mínima entre 13 e 15°C e máxima entre 20 e 22°C à tarde.

Santa Catarina – No Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva na madrugada e manhã. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens. Temperatura em elevação, com vento leste, no litoral, e de nordeste no interior.

 

Terça-feira (30)

Blumenau – O fluxo de ar úmido fica direcionado para o oeste gaúcho, deixando o tempo firme, com predomínio de sol entre nuvens. Mínima entre 13 e 15°C e máxima entre 24 e 26°C.

 

Tendência para SC, entre 30 de outubro a 7 de novembro de 2018

Nos últimos dias de outubro permanece a condição de chuva, especialmente no Litoral de SC. No início de novembro, nova frente fria passa por SC causando pancadas de chuva em todas as regiões. Temperatura amena devido ao predomínio de nuvens.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS