segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioClimaTempo estável neste fim de semana com temperatura mais amena no domingo

Tempo estável neste fim de semana com temperatura mais amena no domingo

Paisagem no distrito Vila Itoupava | Foto: Jadir de Amorim

 

A temperatura neste momento (10h08min) em Blumenau é de 22,2°C; com previsão de não passar dos 29°C nesta sexta-feira (11/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 18,9°C. O rio Itajaí está com 83 cm e a umidade relativa do ar em 78,8%.

O dia inicia amanhece mais uma vez com formação de névoa úmida e céu encoberto em Blumenau. No decorrer da manhã a nebulosidade diminui e o sol passa a predominar entre nuvens. A partir da tarde a aproximação e passagem de uma frente fria pelo leste de SC associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente provoca aumento da quantidade de nuvens e traz condição para pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura se eleva e à tarde faz calor com máxima entre 27 e 29°C. Ventos fracos a moderados com direção variável.

Santa Catarina – Aumento de nebulosidade com chuva pela manhã do Oeste ao Planalto Sul. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e chuva no período da tarde e noite. Não se descarta o risco de temporal isolado à tarde. Temperatura mais elevada no litoral e norte do Estado, com declínio no final do dia a partir do Oeste. Vento noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas. Sistema de frente fria em deslocamento por Santa Catarina, seguida de uma massa de ar frio.

 

Sábado (12)

Blumenau –  A frente fria se afasta rapidamente de SC e dá lugar a uma massa de ar seco que deixa o tempo firme em Blumenau. Ao longo do sábado predomínio de sol e variação de nebulosidade. Além disso, a temperatura fica um pouco mais baixa durante a madrugada, com mínima entre 17 e 19°C e à tarde a máxima varia entre 25 e 27°C.

Santa Catarina – Tempo estável e ensolarado, com temperatura em declínio. Na madrugada e amanhecer de domingo, queda acentuada da temperatura com chance de formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste, onde as mínimas devem oscilar 0°C e 4°C. Vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no início do sábado. Sistema de massa de ar frio e seco influenciando o estado.

 

Domingo (13)

Blumenau –  O céu com poucas nuvens durante a madrugada e ventos de quadrante sul favorecem o declínio da temperatura e, por isso, o domingo amanhece com sensação de frio e mínima entre 16 e 18°C. Ao longo do dia, o sistema de alta pressão garante períodos de abertura de sol e presença e variação de nebulosidade. Gradualmente a temperatura se eleva e à tarde a máxima varia entre 24 e 26°C.

Santa Catarina – O dia continua com muito sol e temperatura amena. Na madrugada e no amanhecer pode ocorrer geada nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste, onde as mínimas devem oscilar 0°C e 4°C. Vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no início do sábado. Sistema de massa de ar frio e seco influenciando o estado.

 

Segunda-feira (14)

Blumenau – O sistema de alta pressão posicionado a leste de SC favorece o deslocamento de umidade para a região do Vale do Itajaí. Desta forma, o sol aparece entre muitas nuvens ao longo do dia em Blumenau, sendo que há condição para chuvisco de forma isolada, especialmente à noite. Mínima entre 17 e 19°C e máxima variando entre 24 e 25°C.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens, no decorrer do dia. No Oeste e Meio Oeste, condição de chuva isolada à noite, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. Temperatura: mais baixa na madrugada e início da manhã, e em elevação durante o dia. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Terça-feira (15)

Blumenau – O ar seco mantém condição de tempo firme, predomínio de sol e poucas nuvens Mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 26 e 28°C.

Santa Catarina – Aumento de nuvens e condição de chuva a partir da manhã no Oeste e Sul. A partir da tarde nas demais regiões, devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Temperatura em elevação durante o dia, diminuindo no fim do dia. Vento nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 14 a 24 de maio de 2018

No período de 17 a 21, há indicativo de chuva mais frequente, mas ainda com valores pouco expressivos, devido ao deslocamento de duas frentes frias e predomínio de áreas de baixa pressão. A partir do dia 22, previsão de tempo mais seco com dias de sol e temperatura mais baixa em todas as regiões, por influência de uma massa de ar mais frio e seco.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS