Tempo estável em Blumenau, com previsão da temperatura máxima chegar a 28°C

Subida da ponte do Tamarindo, bairro Itoupava Seca | Foto: Júlio Pollhein
Subida da ponte do Tamarindo, bairro Itoupava Seca | Foto: Júlio Pollhein

 

 

Às 9h50min desta terça-feira (3/10/17), a temperatura em Blumenau marcava 21,8°C. A mais baixa foi às 7h quando chegou aos 16,3°C e a máxima não deve passar dos 28°C. A umidade relativa do ar está baixa, com 42,9%, chegando perto dos 30%, a mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde. O nível do rio Itajaí-Açú está com 0,98m (9h).

O tempo fica estável, com predomínio de sol devido a um sistema de alta pressão (massa de ar seco). Temperatura mais baixa durante a manhã e à tarde máxima em elevação, variando de 26 a 28ºC. Ventos fracos a moderados predominantes de oeste/noroeste.

Santa Catarina  – Tempo firme com predomínio de sol em todas as regiões. Temperatura em elevação gradativa no decorrer do dia, com máximas próximas de 25°C no Oeste e Litoral, entre 18°C no Planalto Sul e 23°C no Planalto Norte e nas áreas altas do Meio Oeste. Vento oeste a sudoeste, fraco. Uma massa de ar mais frio e seco sobre o Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (4)

Blumenau – O tempo segue firme em Blumenau devido a atuação de uma massa de ar seco que favorece o predomínio de sol desde as primeiras horas da manhã. Temperatura mínima entre 14 e 16ºC e máxima entre 25 e 27ºC. No fim do dia ocorre aumento de nuvens devido aos ventos que passam a soprar de nordeste.

Santa Catarina  – O tempo continua estável, com nevoeiros isolados ao amanhecer e sol com algumas nuvens em todas as regiões no decorrer do dia.A temperatura será baixa na madruga e amanhecer com condição de geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação, vento sudoeste a nordeste, fraco a moderado. A massa de ar seco e frio, perde a força e desloca-se para leste em direção ao litoral.

 

Quinta-feira (5)

Blumenau – O sistema de alta pressão se afasta para o mar favorecendo o transporte de umidade em direção ao continente, condição que mantém a quinta-feira com maior cobertura de nuvens no Município. Temperatura mínima variando de 16 a 18ºC e máxima entre 25 e 27ºC.

Santa Catarina  – Sol com algumas nuvens, com temperatura amena ao amanhecer e em rápida elevação, com calor à tarde no Estado. Vento nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (6)

Blumenau – O sol aparece entre nuvens e a temperatura entra em rápida elevação, oscilando entre 31 e 33ºC durante a tarde devido a ventos quentes que sopram antes da chegada de uma frente fria. No período da noite o sistema frontal avança pelo Estado favorecendo a ocorrência de chuva, que em Blumenau ocorre com intensidade moderada em alguns instantes associada a trovoadas. Temperaturas mínimas entre 17 e 19ºC e máxima no sábado variando de 22 a 24ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina  – Sol e aumento de nuvens em todas as regiões, com pancadas de chuva, temporais localizados no período da tarde e noite, devido a uma nova frente fria. Temperatura alta em todas as regiões. Vento nordeste e noroeste, passando a sul à noite, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (7)

Blumenau – O céu permanece com muitas nuvens e chuva fraca de forma ocasional. Temperaturas mínimas entre 17 e 19ºC e máxima no sábado variando de 22 a 24ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina  – Variação de nuvens no decorrer do dia, mais encoberto com chuva no início e final do período em todas as regiões de SC, especialmente do Planalto ao Litoral. Temperatura amena, com pouca elevação devido à nebulosidade e à chuva. Vento sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 8 a 18 de outubro de 2017

Maior parte do período com chuva frequente, e temporais com granizo em SC, especialmente de 8 a 11, e entre os dias 16 e 17/10 devido ao predomínio de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. A chuva acumula deve apresentar totais mais significativos no Oeste e Meio Oeste do Estado. As temperaturas permanecerão amenas, com pouca variação devido à maior nebulosidade do período.

 

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram