sábado, 29 janeiro 2022
InícioClimaTempo estável com temperatura que pode chegar a 32°C

Tempo estável com temperatura que pode chegar a 32°C

Foto: Júlio Pollhein

 

Mais um dia que começou com sol nesta semana. Às 10h37min desta terça-feira (6/02/18), a temperatura em Blumenau era de 24,7°C, enquanto a mais baixa foi registrada às 7h quando fez 19°C. A máxima deve ficar nos 32°C. A umidade relativa do ar está em 64,4% e o nível do rio Itajaí Açu mede 97cm.

O sol predomina entre nuvens por causa de um sistema de alta pressão no leste de Santa Catarina. A partir da tarde a nebulosidade aumenta e no fim do dia há condição para chuvisco isolado. A temperatura sobe rapidamente e à tarde a máxima varia entre 30 e 32°C. Ventos de noroeste passando a sudeste com intensidade entre fraca e moderada.

Santa Catarina – O sol com poucas nuvens na maior parte do dia, em todas as regiões de SC. Durante a tarde ocorrem pancadas rápidas e muito isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste e à noite no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Temperatura em elevação, vento leste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado a partir da tarde. Sistema de alta pressão (massa de ar seco) no sul do Brasil. Baixa pressão em frente ao Litoral do PR e SC.

 

Quarta-feira (7)

Blumenau – Típico dia de verão, em que a temperatura no inicio da manhã varia entre 19 e 21°C. Mas logo o sol aparece entre nuvens favorecendo a rápida elevação da temperatura e deixando a tarde com sensação de calor e com máxima que oscila entre 31 e 33°C. Porém, entre a tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva isolada e trovoadas causadas pelo aquecimento superficial e por um cavado (área de baixa pressão alongada) em níveis médios da atmosfera. Há risco para temporais isolados, descargas elétricas e rajadas de vento forte e momentânea.

Santa Catarina – Pela manhã, sol, com mais nuvens e pancadas de chuva à tarde do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul. No Litoral e Vale do Itajaí a chuva chega à noite. Temperatura em elevação e vento nordeste do oeste ao litoral Sul e de leste a sudeste nas demais regiões, fraco. Sistema de alta pressão (massa de ar seco) no sul do Brasil.

 

Quinta-feira (8)

Blumenau – Entre a manhã e boa parte da tarde da quinta-feira, o sol aparece entre nuvens em Blumenau. Já entre o final da tarde e a noite, podem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas causadas pelo calor e um vórtice ciclônico em níveis médios da atmosfera posicionado a leste. Há condição para temporais isolados, acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento forte e momentânea. Mínima oscilando entre 20 e 22°C e máximas entre 29 e 31°C.

Santa Catarina – Calor e muito sol, com pancadas isoladas de chuva em todas as regiões catarinenses.  A temperatura fica em elevação, com vento nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (9)

Blumenau – Entre a manhã e a tarde, o sol aparece entre nuvens, auxiliando a elevação da temperatura e mantendo a sensação de abafamento. Ocorrem pancadas de chuva isoladas durante a madrugada e, posteriormente, entre o final da tarde e a noite quando ocorre comais intensidade vindo acompanhada de trovoadas devido ao calor e pela atuação de uma cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície. No sábado mantém-se condição para chuvas e trovoadas.

Santa Catarina – Mais um dia com presença de sol e muito calor, com mais intensidade durante a tarde em todas as regiões. Do Oeste ao Litoral Sul ocorrem pancadas isoladas de chuva. Temperatura alta, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Sábado (10)

Blumenau – Sol entre nuvens entre a manhã e tarde, causando o aumento da temperatura com sensação de abafamento. Durante a madrugada ocorrem pancadas de chuva isoladas. Entre o final da tarde e a noite elas ocorrem com mais intensidade, acompanhadas de trovoadas, resultado do calor e de um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície.

Santa Catarina – Muitas nuvens, sol , com pancadas de chuva e temporais a partir da tarde, causados pelo avanço de uma frente fria pelo RS e áreas próximas de SC. Temperatura mais elevada, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 11 a 21 de fevereiro de 2018

Entre os dias 11 e 16 de fevereiro, há previsão de chuva frequente e volumosa. A partir do dia 17, haverá mais  períodos de abertura, principalmente do Oeste ao Litoral Sul. Temperatura elevada com sensação de ar abafado devido a elevada umidade do ar.

 

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS