sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioClimaTempo estável com frio neste fim de semana em Santa Catarina

Tempo estável com frio neste fim de semana em Santa Catarina

Foto: Marcelo Martins

 

Neste momento (10h17min), a temperatura em Blumenau é de 17,4°C; com previsão de não passar dos 20°C nesta sexta-feira (10/08/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 13,6°C. O rio Itajaí-Açu está com 35 cm e a umidade relativa do ar muito baixa, em 38,7%.

O ciclone extratropical próximo ao litoral do RS e de SC mantém a nebulosidade pela manhã. No decorrer do dia a cobertura de nuvens se dissipa de forma gradual devido ao afastamento do ciclone para alto mar. Sensação de frio ao longo do dia devido aos ventos que sopram de oeste/sudoeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto a nublado pela manhã do Oeste ao Planalto, melhorando com sol no decorrer do dia. No Litoral, tempo mais aberto e ensolarado.  Temperatura baixa, com pequena chance de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul pela manhã. Vento sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul. Ciclone extratropical na costa do RS. Massa de ar polar n o Sul do Brasil.

 

Sábado (11)

Blumenau – Tempo firme, céu com poucas nuvens e predomínio de sol em virtude da massa de ar seco e frio de origem polar. A temperatura baixa ainda mais ao amanhecer e a mínima varia entre 7 e 9°C, máxima entre 21 e 23°C. Ventos fracos de oeste/sudoeste.

Santa Catarina – Tempo seco e ensolarado em todas as regiões. Temperatura muito baixa na madrugada e amanhecer. Mínimas próximas e abaixo de zero nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, e área serrana da Grande Florianópolis.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul. Massa de ar polar n o Sul do Brasil.

 

Domingo (12)

Blumenau – O sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio de origem polar) mantém o tempo estável com predomínio de sol no decorrer do dia. A temperatura segue baixa ao amanhecer, no entanto com menos intensidade que o dia anterior, e oscila entre 9 e 11°C e a temperatura máxima varia entre 22 e 24°C.

Santa Catarina – Sol com poucas nuvens em todas as regiões. Temperatura muito baixa na madrugada e amanhecer. Mínimas próximas e abaixo de zero com geada nas áreas mais altas do Estado, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil. A madrugada de domingo será a mais fria. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (13)

Blumenau –  O ar seco perde intensidade e o sol aparece em meio a variação de nuvens. A temperatura mínima oscila entre 11 e 13°C e a máxima fica de 21 a 23°C.

Santa Catarina – O sol continua predominando com algumas nuvens em todo estado. A temperatura será bem baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas próximas e abaixo de zero. Está prevista geada nas áreas mais altas do estado, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil. A madrugada de domingo será a mais fria. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (14)

Blumenau – O avanço de uma frente fria pelo litoral catarinense provoca aumento da cobertura de nuvens ao longo do dia e não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada. A temperatura mínima oscila entre 11 e 13°C e a máxima fica de 21 a 23°C.

Santa Catarina – Aberturas de sol pela manhã com aumento de nebulosidade no decorrer do dia, em todas as regiões, devido ao avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Temperatura em elevação, declinando novamente no fim do dia. Vento nordeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

 

Tendência para SC, entre 15 a 24 de agosto de 2018

No início do período, uma nova massa de ar frio deixa o tempo seco com sol e temperatura baixa, mais uma vez com condição para ocorrência de geada nas áreas altas do Estado. A partir do dia 18, a temperatura eleva-se gradativamente. Em tornos dos dias 21 e 22, uma nova frente fria avança por Santa Catarina, provocando chuva pouco significativa e mal distribuída. Permanece a condição de estiagem verificada em algumas áreas do Estado, neste período.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS