quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioClimaTemperatura mínima chegou a 11°C e o dia será de tempo estável...

Temperatura mínima chegou a 11°C e o dia será de tempo estável em Blumenau

 

 

Amanhecer desta sexta-feira (5/07)na Ponte do Tamarindo, em Blumenau | Foto: Paty W. Ziegler

 

Uma massa de ar frio de origem polar influencia a condição de tempo em Blumenau  favorecendo a presença do sol em meio a variação de nuvens e mantendo a sensação de frio ao longo desta sexta-feira (5/07/19). No fim do dia, a temperatura entra em declínio rapidamente e a mínima ocorre à noite, oscilando entre 7 e 9°C.

Neste momento (7h29min) faz 11,2°C com previsão de não passar dos 19°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 11°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,63 m e a umidade relativa do ar em 59,5%. Vento fraco a moderado de sudoeste.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens em Santa Catarina mas a temperatura será baixa. No Planalto Sul, a umidade do ar aumenta no período da noite, com pequena chance de neve, e de forma pontual e isolada. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes no Litoral e Planalto Sul a partir da tarde. Nosso Estado tem o clima influenciado por uma intensa massa de ar de origem polar no Sul do Brasil e um ciclone extratropical na costa entre o Rio Grande do Sul e Uruguai.

 

Sábado (6)

Blumenau – Amanhecer gelado, com temperatura mínima entre 4 e 6°C devido a presença da massa de ar frio de origem polar. No decorrer do dia predomínio de sol, no entanto, o vento que sopra de sul/sudoeste mantém e a sensação de frio e a temperatura máxima varia entre 15 e 17°C.

Santa Catarina – Tempo seco com predomínio de sol em todas as regiões. No Planalto Sul, a maior umidade do ar favorece maior nebulosidade e pequena chance de neve na madrugada, de forma pontual e isolada. Temperatura baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas, com formação de geada ampla. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes no Litoral, principalmente na madrugada e manhã. Uma intensa massa de ar de origem polar continua atuando no Sul do Brasil.

 

Domingo (7)

Blumenau – A massa de ar frio de origem polar provoca declínio acentuado da temperatura novamente e a mínima ao amanhecer deve oscilar entre 4 e 6°C. Predomínio de sol ao longo do dia e temperatura máxima entre 15 e 17°C. Vento fraco de sul/sudoeste.

Santa Catarina – Temperatura baixa, tempo seco e ensolarado. A mínima fica próxima de 0°C e devem ocorrer negativas nas áreas altas do Estado, com formação de geada ampla. Vento sudeste virando para nordeste no interior, e de sul a sudeste no litoral, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (8)

Blumenau – O sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) de origem polar mantém o tempo estável. A temperatura segue baixa ao amanhecer e varia entre 5 e 7°C e não deve passar dos 17°C.

Santa Catarina – Sol entre algumas nuvens e a temperatura começa a aumentar. O vento sopra da direção nordeste, com intensidade de fraca a moderada.

 

Terça-feira (9)

Blumenau – A medida que o sistema de alta pressão se desloca para o oceano o frio perde intensidade de forma gradual. As temperaturas mínima e máxima ficam em torno de 9°C e 17°C.

Santa Catarina – Mais um dia de muito sol e algumas nuvens. A temperatura já começa a aumentar, enquanto o vento sopra da direção nordeste, de intensidade fraca a moderada.

 

Tendência para SC, entre 10 e 19 de julho de 2019

No início do período, tempo seco com sol e temperatura mais elevada no Estado. Em torno dos dias 13 e 14, aumento da nebulosidade e chuva isolada no estado, com a passagem rápida de uma frente fria. No restante do período, maiores condições de chuva do oeste ao sul de Santa Catarina, em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e atuação de massas de ar frio de menor intensidade.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS