quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioClimaTemperatura de até 37°C e previsão de temporal para este sábado (6)

Temperatura de até 37°C e previsão de temporal para este sábado (6)

Foto: Júlio Pollhein

 

Mais um dia típico de verão, com sol, céu azul, poucas nuvens e muito calor em Blumenau. Por volta do meio dia, a temperatura estava em 31,5°C e a previsão é da máxima chegar aos 37°C neste sábado (6/01/18). A mínima foi às 6h, quando estava 22,4°C.

No Parque Ramiro Ruediger, onde são registrados esses números, havia uma brisa com 14,5 Km/h, segundo o Alerta Blu. A umidade relativa do ar estava em 50,6%.

O sol apareceu durante toda manhã e os ventos de noroeste elevam rapidamente a temperatura. A partir da tarde, o calor associado a passagem de uma frente fria pelo litoral de SC favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas e risco de temporal de forma isolada. Temperatura máxima entre 35 e 37ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Predomínio de sol na maior parte do Estado no período da manhã. Do Oeste ao Meio-Oeste, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios a partir do final da manhã. Nas demais regiões, pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Condição de temporais localizados de verão em todas as regiões. Temperatura bem elevada em todas as regiões, diminuindo à noite. Vento nordeste virando para sul no fim do dia, fraco a moderado com intensas rajadas, especialmente no litoral. Uma frente fria em deslocamento no litoral sul do Brasil.

 

Domingo (7)

Blumenau – O transporte de umidade do mar para o continente provoca aumento de nuvens no decorrer do dia em Blumenau, a temperatura fica amena, se comparada com os dias anteriores, e oscila entre 25 e 27ºC. Ventos fracos a moderados de sul/sudeste.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens no Estado. Pequena chance de pancadas de chuva bem isolada no Oeste e Meio-Oeste no período da tarde. A temperatura diminui um pouco o forte calor dos dias anteriores. Vento no interior, de sudeste a nordeste, fraco a moderado; no litoral, sul a sudeste, com rajadas mais intensas.  Sistema de alta pressão com centro no mar predomina no sul do Brasil.

 

Segunda-feira (8)

Blumenau – O posicionamento de um sistema de alta pressão no mar favorece o deslocamento de umidade em direção ao continente, mantendo a nebulosidade bem como favorecendo a condição para chuvisco fraco e isolado especialmente nos extremos do dia. A temperatura mínima varia entre 20 e 22ºC e máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados predominantes de sudeste.

Santa Catarina – O sol novamente predomina, mas devem ter algumas nuvens. A temperatura diminui um pouco em relação aos dias anteriores. Vento no interior, de sudeste a nordeste, fraco a moderado; no litoral, sul a sudeste, com rajadas mais intensas.  Sistema de alta pressão com centro no mar predomina no sul do Brasil.

 

Terça-feira (9)

Blumenau – A umidade vinda do mar, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão), mantém a cobertura de nuvens e a condição para chuvisco fraca e isolada. As temperaturas mínimas oscilam entre 20 e 22ºC e máximas entre 25 e 27ºC. Ventos fracos a moderados de leste.

Santa Catarina – Mais nuvens e condição de chuva no início e fim do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, devido a circulação marítima. Pequena chance de pancadas de verão no Estado no período da tarde. Temperatura em elevação, vento leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (10)

Blumenau – A chuva se intensifica devido ao cavado, ocorrendo de forma ocasional e por alguns momentos pode ficar até de intensidade moderada. As temperaturas mínimas oscilam entre 20 e 22ºC e máximas entre 25 e 27ºC. Ventos fracos a moderados de leste.

Santa Catarina – Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, mais nuvens e condição de chuva, no início e fim do dia, devido à circulação marítima (ventos úmidos associados à alta pressão no oceano). Nas demais regiões, predomínio de sol com pancadas de chuva bem localizada no período da tarde. A temperatura segue em elevação, com vento no interior, de nordeste; no litoral, de leste a nordeste.

 

Tendência para SC, entre 11 a 20 de janeiro de 2018

O período deve ser marcado por pancadas de chuva de verão mais frequentes em SC, entre a tarde e noite, acompanhadas de temporais localizados. Especialmente a partir do dia 16/01, condição de chuva mais intensa, com o fluxo de umidade do norte do Brasil direcionado para o sul do país.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS