domingo, 5 dezembro 2021
InícioClimaTemperatura de até 36°C e previsão de temporal para esta segunda-feira (14/01)...

Temperatura de até 36°C e previsão de temporal para esta segunda-feira (14/01) em Blumenau

[pro_ad_display_adzone id=”179465″ popup=”1″ exit_popup=”1″ flyin_position=”bottom-left”]

Foto: Michele Lamin

 

Depois de um início de manhã com nuvens, por causa da influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) no Estado, as aberturas de sol aumentam a temperatura. Neste momento (12h40min), faz 30,9°C (sensação térmica de 34,6°C) em Blumenau com previsão de chegar nos 36°C na tarde desta segunda-feira (14/01/19). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 22,3°C.

As áreas de instabilidade formadas pelo calor e as perturbações em níveis altos da atmosfera provocam pancadas de chuva com trovoadas. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento além de chuva intensa, mal distribuída e em curto período de tempo. O rio Itajaí-Açu está com 2,15 m e a umidade relativa do ar em 59,7%.

Santa Catarina – Muitas nuvens com aberturas de sol pela manhã, inclusive com chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. A tarde e noite, ocorre pancadas de chuva com trovoada. Temperatura em elevação no decorrer do dia, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas. Um cavado atua sobre o Sul do Brasil.

 

Terça-feira (15)

Blumenau – Condição para chuva fraca e isolada na madrugada, no entanto, a medida que as áreas de instabilidade se afastam a condição para chuva diminui ainda nesse período. No restante do dia, o sol aparece por mais momentos favorecendo elevação acentuada da temperatura. No fim do dia o aquecimento associado a alta umidade do ar e a perturbações em níveis altos da atmosfera formam áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal isolado. Temperatura mínima entre 22 e 24°C e máxima entre 36 e 38°C.

Santa Catarina – Um dia com muitas nuvens e aberturas de sol, mas também pancadas de chuva e trovoadas, que devem ocorrer entre a tarde e noite, em todas as regiões. Temperatura em elevação, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. O cavado continua influenciando o clima sobre o Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (16)

Blumenau – Condição típica pré-frontal, os ventos de noroeste impostos por essa condição deslocam ar quente do interior do continente favorecem elevação acentuada da temperatura, quando a máxima varia entre 38 e 40°C. O calor, associado a aproximação da frente fria pelo litoral catarinense favorecem a condição para pancadas de chuva com trovoadas e isco de temporais. Não se descarta também a ocorrência de queda de granizo de forma isolada. Temperatura mínima entre 23 e 25°C.

Santa Catarina – A configuração do clima continua o mesmo, com muitas nuvens e aberturas de sol, pancadas de chuva com trovoada ao longo da tarde e noite em todas as regiões. Temperatura em elevação, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Quinta-feira (17)

Blumenau – Tempo fechado e instável devido a formação de sistemas de baixa pressão entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, associados a uma frente fria no mar. Há condição para pancadas de chuva a qualquer momento do dias e a temperatura fica um pouco mais baixa do que no início da semana, as máximas oscilando entre 31 e 33°C. Temperaturas mínimas entre 22 e 24°C.

Santa Catarina – A configuração do clima continua o mesmo, com muitas nuvens e aberturas de sol, pancadas de chuva com trovoada ao longo da tarde e noite em todas as regiões. Temperatura em elevação, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 19 a 28 de janeiro de 2019

No início do período, permanece uma condição de tempo favorável para temperaturas elevadas no Estado, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS