quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioGeralTemperatura baixa, cuidados elevados: a importância de hidratar lábios e mãos no...

Temperatura baixa, cuidados elevados: a importância de hidratar lábios e mãos no inverno

 

 

 

É só os termômetros baixarem que os casacos e cachecóis começam a sair do armário. E outro item indispensável para essa época do ano são os hidratantes. Quando a temperatura diminuir, é importante estar preparado para manter a pele saudável e bonita. Mãos e lábios costumam ficar ressecados, ásperos e até mesmo rachados com temperaturas mais baixas. Sensíveis, essas partes do corpo demandam cuidados próprios para evitar que problemas como rachaduras se intensifiquem. Nessa hora, o uso de cremes e produtos específicos para a hidratação, como o hidratante labial EOS, por exemplo, é uma boa opção.

E não é só no inverno: o outono também demanda mais cuidados com a pele; basta uma mudança de temperatura e a hidratação com os lábios e mãos não deve ser esquecida.

 

 

A importância de hidratar lábios e mãos no inverno

A combinação de baixas temperaturas do outono e do inverno com o uso excessivo de água quente é bombástica para a saúde e estética cutânea. No caso das mãos, a hidratação ajuda a minimizar possíveis danos, inclusive nas unhas, que sofrem com cutículas ressecadas e peles levantadas em volta dos dedos. Afinal, elas são a parte do corpo mais usada no dia a dia, e nem sempre recebem a atenção merecida.

Além de unhas pintadas e bem-feitas, as mãos precisam de uma hidratação constante, pois a pele do dorso é delicada e fina. Com uma quantidade reduzida de glândulas sebáceas, ela se torna mais sensível às mudanças de temperatura e a à desidratação. Outros agentes agressores, como produtos químicos e de limpeza, também podem afetar a sua aparência e maciez. Por isso, hidratantes para as mãos e outros cuidados, como esfoliação e máscaras são bem-vindos, evitando o envelhecimento precoce e o aspecto manchado e de perda de elasticidade.

Básicos, esses cuidados independem da temperatura do ano e devem se tornar uma rotina. O mesmo vale para os lábios, que costumam ganhar mais atenção somente quando as rachaduras já se tornaram visíveis. Porém, medidas simples e preventivas ajudam bastante a evitar isso e são tão importantes quanto a hidratação dos lábios no inverno. Assim como a mão, ele tende a ficar mais ressecado quando os dias ficam mais frios e demandam cuidados extras nesse período do ano.

 

Dicas para hidratar os lábios e as mãos no inverno

Os cremes e hidratantes para a pele têm uma importância indiscutível na hidratação de lábios e mãos no inverno. Entretanto, antes de investir nos cosméticos, é essencial apostar em uma hidratação de dentro para fora, nutrindo o organismo. Tudo começa com a alimentação balanceada, com frutas ricas em líquidos, como melancia e melão, que, além da água, também ajudam a hidratar o organismo.

Além de uma alimentação adequada, produtos de hidratação profunda são os mais recomendados. O mais indicado é usar produtos específicos para cada região do corpo. Sendo assim um hidratante para as mãos não deve ser aplicado no rosto, por exemplo, pois sua composição pode tornar a pele oleosa. E isso também se aplica às mãos e lábios.

Outra boa dica é aplicar esses hidratantes logo após o banho, pois essa é a melhor hora: a pele estará úmida ainda, o que aumenta a absorção.

 

Conte com apoio profissional para a saúde da pele

O aconselhamento dermatológico também é indicado. De acordo com as necessidades e tipos de pele, o profissional poderá prescrever os melhores produtos para cada um de maneira individual e personalizada. Mas, certos cuidados básicos já podem ser incorporados na rotina, como a remoção diária da maquiagem, especialmente nessa época fria, em que qualquer agressão aos lábios pode ocasionar descamação ou pequenas fissuras. Uma alternativa é remover o batom com algodão macio e um bom demaquilante, que irá tratar a pele dos lábios enquanto limpa.

 

Esfoliar e hidratar: segredo de mãos bem-cuidadas

A esfoliação também ajuda a conquistar mãos bem hidratadas e a reparar os danos causados à pele no inverno. Esfoliantes para o rosto, misturados com água quente, ajudarão a obter uma pele mais macia. E os cuidados preventivos também não devem ser esquecidos: um creme para as mãos deve estar sempre por perto. Mantenha um na bolsa, um no trabalho e outro em casa, pois, em dias frios, esse produto será um grande aliado na conquista de mãos protegidas e bem hidratadas, afinal, todas as vezes em que as mãos são lavadas, a barreira de proteção natural é eliminada pelo sabonete, por isso, o ideal é reaplicar o creme sempre que lavar as mãos.

Esse é o grande segredo para a hidratação de lábios e mãos no inverno: uso constante de cremes e uma gama de cuidados que, combinamos, oferecem a saúde e a boa aparência que sua pele merece.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS