sábado, 16 outubro 2021
InícioEventosTEDxBlumenauSalon reúne cerca de 200 pessoas neste fim de semana

TEDxBlumenauSalon reúne cerca de 200 pessoas neste fim de semana

TEDxBlumenauSalon sobre música teve Giba Moojen, do Nossa Toca | Imagem: Blink Studios
TEDxBlumenauSalon sobre música teve Giba Moojen, do Nossa Toca
| Imagem: Blink Studios

 

Texto: Marina Melz

O último fim de semana foi de intensa troca de vivências e compartilhamento de experiências em Blumenau. Duas edições do TEDxBlumenauSalon aconteceram no OFFcina Coworking. No sábado (27/02/16) o debate foi sobre educação e no domingo (28) a conversa foi sobre música. Todos os ingressos colocados à venda nos dois dias foram vendidos e totalizaram cerca de 200 pessoas conectadas com os princípios do TED, organização mundial que acredita no potencial da disseminação de boas ideias.

Fabíola Luana Cordeiro, uma das organizadoras, diz que o sentimento da equipe de cerca de 30 voluntários envolvidos no evento é de dever cumprido. “Nosso grande objetivo é contagiar as pessoas com as ideias que foram apresentadas no palco para essas 200 pessoas e que estarão disponíveis para o mundo a partir desta semana quando os vídeos começam a ficar disponíveis na plataforma internacional do TEDx”, comenta. “Estamos realizados e ainda mais motivados em fazer com que o TEDxBlumenau seja inesquecível”, acrescenta.

O TEDxBlumenau será no dia 3 de abril, no Teatro Carlos Gomes. As inscrições gratuitas para participar já foram encerradas e nos próximos dias a curadoria divulga a lista dos 100 aprovados.

 

Educação em transição

Rodrigo Oneda Pacheco foi o primeiro speaker a subir ao palco no sábado (27). Ele trouxe a certeza de que todos tem algo a ensinar e todos tem algo a aprender. Desacreditando a estrutura convencional de sala de aula, ele criou a IsCool Education, uma startup onde qualquer um pode ensinar o que sabe para a sua rede.

Já a ideia de Talita Moser nasceu junto com a gravidez do primeiro filho. Ao pensar na educação que gostaria que o primogênito recebesse, percebeu que acreditava num caminho que talvez fosse o mais difícil. Criou a Casinha Amarela, um espaço que atende crianças cujos pais acreditam na educação com autonomia e liberdade.

O terceiro a subir ao palco foi Caio Dib, um jornalista que apenas ouvia maus exemplos sobre a educação no Brasil e desacreditou que não houvessem boas histórias para contar. Percorreu o Brasil em busca de exemplos simples de como as pessoas podem transformar esse processo e, consequentemente, a vida de quem é educado.

 

Rafa Cappai fechou o TEDxBlumenauSalon sobre Música | Imagem: Blink Studios
Rafa Cappai fechou o TEDxBlumenauSalon sobre Música | Imagem: Blink Studios

 

Para encerrar, Rafa Cappai falou sobre multipotencialidade e a visão do mundo de quem não consegue se resumir em uma profissão ou uma atividade. Ela acredita que a ebulição do mundo faz com que os vários talentos e desejos das pessoas não possam mais ficar reduzidos a uma só opção e que precisamos ser educados para reconhecer e sermos reconhecidos por essas várias facetas de cada um.

Música: expressões do ser

O domingo (28) começou com a história de Leonardo Biz e Kaiser Novelli. Dois amigos que, unidos pela música, criaram espaços que transformaram a cena musical de Blumenau (SC) e criaram opções para o público que não encontrava um lugar onde se expressar. E tudo isso só aconteceu porque todas as vezes em que a dúvida entre realizar ou não alguma coisa, eles optaram por fazer alguma coisa.

A emoção e os caminhos da inspiração de Danilo Souza trouxeram ainda mais conteúdo para o TEDxBlumenauSalon sobre música. Na sua fala, ele contou sobre o processo de composição, as referências necessárias para consolidação dele e de que maneira quem compõe sente a recepção do público à sua canção.

Qual foi o seu show favorito? Para que ele acontecesse, uma série de profissionais como Alexandre Duayer são fundamentais. Ele é técnico de som de músicos consagrados como Lulu Santos e compartilhou um sentimento que vivencia desde o início da sua carreira: música é diversão.

Encerrando o evento, Giba Moojen contou como decidiu abrir mão da carreira de baterista da banda Nego Joe para se conectar com outra maneira de fazer música: transformando a sua casa no lar de músicos catarinenses. Criou o Nossa Toca e encontrou o seu papel: ser o maestro da orquestra composta pelo coração, a mente, o corpo e a alma.

 

Equipe de voluntários no palco com os speakers de música do TEDxBlumenauSalon | Imagem: Blink Studios
Equipe de voluntários no palco com os speakers de música do TEDxBlumenauSalon
| Imagem: Blink Studios

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS