TEDxBlumenauSalon reúne cerca de 200 pessoas neste fim de semana

TEDxBlumenauSalon sobre música teve Giba Moojen, do Nossa Toca | Imagem: Blink Studios
TEDxBlumenauSalon sobre música teve Giba Moojen, do Nossa Toca | Imagem: Blink Studios
TEDxBlumenauSalon sobre música teve Giba Moojen, do Nossa Toca
| Imagem: Blink Studios

 

Texto: Marina Melz

O último fim de semana foi de intensa troca de vivências e compartilhamento de experiências em Blumenau. Duas edições do TEDxBlumenauSalon aconteceram no OFFcina Coworking. No sábado (27/02/16) o debate foi sobre educação e no domingo (28) a conversa foi sobre música. Todos os ingressos colocados à venda nos dois dias foram vendidos e totalizaram cerca de 200 pessoas conectadas com os princípios do TED, organização mundial que acredita no potencial da disseminação de boas ideias.

Fabíola Luana Cordeiro, uma das organizadoras, diz que o sentimento da equipe de cerca de 30 voluntários envolvidos no evento é de dever cumprido. “Nosso grande objetivo é contagiar as pessoas com as ideias que foram apresentadas no palco para essas 200 pessoas e que estarão disponíveis para o mundo a partir desta semana quando os vídeos começam a ficar disponíveis na plataforma internacional do TEDx”, comenta. “Estamos realizados e ainda mais motivados em fazer com que o TEDxBlumenau seja inesquecível”, acrescenta.

O TEDxBlumenau será no dia 3 de abril, no Teatro Carlos Gomes. As inscrições gratuitas para participar já foram encerradas e nos próximos dias a curadoria divulga a lista dos 100 aprovados.

 

Educação em transição

Rodrigo Oneda Pacheco foi o primeiro speaker a subir ao palco no sábado (27). Ele trouxe a certeza de que todos tem algo a ensinar e todos tem algo a aprender. Desacreditando a estrutura convencional de sala de aula, ele criou a IsCool Education, uma startup onde qualquer um pode ensinar o que sabe para a sua rede.

Já a ideia de Talita Moser nasceu junto com a gravidez do primeiro filho. Ao pensar na educação que gostaria que o primogênito recebesse, percebeu que acreditava num caminho que talvez fosse o mais difícil. Criou a Casinha Amarela, um espaço que atende crianças cujos pais acreditam na educação com autonomia e liberdade.

O terceiro a subir ao palco foi Caio Dib, um jornalista que apenas ouvia maus exemplos sobre a educação no Brasil e desacreditou que não houvessem boas histórias para contar. Percorreu o Brasil em busca de exemplos simples de como as pessoas podem transformar esse processo e, consequentemente, a vida de quem é educado.

 

Rafa Cappai fechou o TEDxBlumenauSalon sobre Música | Imagem: Blink Studios
Rafa Cappai fechou o TEDxBlumenauSalon sobre Música | Imagem: Blink Studios

 

Para encerrar, Rafa Cappai falou sobre multipotencialidade e a visão do mundo de quem não consegue se resumir em uma profissão ou uma atividade. Ela acredita que a ebulição do mundo faz com que os vários talentos e desejos das pessoas não possam mais ficar reduzidos a uma só opção e que precisamos ser educados para reconhecer e sermos reconhecidos por essas várias facetas de cada um.

Música: expressões do ser

O domingo (28) começou com a história de Leonardo Biz e Kaiser Novelli. Dois amigos que, unidos pela música, criaram espaços que transformaram a cena musical de Blumenau (SC) e criaram opções para o público que não encontrava um lugar onde se expressar. E tudo isso só aconteceu porque todas as vezes em que a dúvida entre realizar ou não alguma coisa, eles optaram por fazer alguma coisa.

A emoção e os caminhos da inspiração de Danilo Souza trouxeram ainda mais conteúdo para o TEDxBlumenauSalon sobre música. Na sua fala, ele contou sobre o processo de composição, as referências necessárias para consolidação dele e de que maneira quem compõe sente a recepção do público à sua canção.

Qual foi o seu show favorito? Para que ele acontecesse, uma série de profissionais como Alexandre Duayer são fundamentais. Ele é técnico de som de músicos consagrados como Lulu Santos e compartilhou um sentimento que vivencia desde o início da sua carreira: música é diversão.

Encerrando o evento, Giba Moojen contou como decidiu abrir mão da carreira de baterista da banda Nego Joe para se conectar com outra maneira de fazer música: transformando a sua casa no lar de músicos catarinenses. Criou o Nossa Toca e encontrou o seu papel: ser o maestro da orquestra composta pelo coração, a mente, o corpo e a alma.

 

Equipe de voluntários no palco com os speakers de música do TEDxBlumenauSalon | Imagem: Blink Studios
Equipe de voluntários no palco com os speakers de música do TEDxBlumenauSalon
| Imagem: Blink Studios