segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosTEDxBlumenau já tem 160 inscritos em menos de um mês

TEDxBlumenau já tem 160 inscritos em menos de um mês

Foto: Alexandre Zielinski
Foto: Alexandre Zielinski

O TEDxBlumenau acontece só no dia 3 de abril de 2016, mas quem quiser viver a experiência de um evento que segue o modelo mundial mais conhecido de troca de ideias precisa correr. As inscrições começaram no dia 21 de dezembro e 160 pessoas já responderam ao questionário para concorrer a uma das 100 vagas gratuitas. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas se inscrevam.

Humberto Cardoso Filho, um dos organizadores, comenta que depois de uma edição de sucesso em 2015, a expectativa é alta para o evento deste ano. “Vamos trazer uma discussão sobre Sinergia e Catarse, dois temas que nós acreditamos que tem tudo a ver com o momento que vivemos na cidade, no país e no mundo”, comenta.

Para enviar as suas respostas, basta acessar o link clicando aqui.

Nomes já confirmados

Cinco speakers, que subirão ao palco do Teatro Carlos Gomes para compartilharem as suas boas ideias, já estão confirmados na edição 2016 do TEDxBlumenau.

Noemi Kellermann é uma das vozes locais que serão valorizadas na edição deste ano. Professora há 40 anos e diretora artístico-pedagógica do Teatro Carlos Gomes, ela vai compartilhar a sua trajetória na busca de compreender o propósito de cada aluno e fazer com que ele encontre seu caminho no mundo da música e na vida.

Marcello Gugu é rapper e educador social e usa o Hip Hop como ferramenta de transformação. Através de um trabalho de ressocialização por meio da arte realizado na Fundação Casa, que presta assistência a jovens de 12 a 21 anos submetidos a medidas socioeducativas, recebeu no fim de 2015 uma premiação da Câmara Municipal de São Paulo.

Um dos principais nomes da chamada “primavera feminista” no Brasil, Maynara Fanucci é a criadora do movimento Empodere Duas Mulheres. Ela acredita que através de informação e troca de ideias e experiências, é possível que as mulheres compreendam e se posicionem sobre o seu papel no mundo.

Gustavo Brito é um dos criadores do projeto Extramuros, que defende e dissemina a educação livre, sem hierarquias e onde o saber é um movimento de conquista de todo ser humano. “Acredito que seja ela, a educação em todo lugar, em toda hora e com todos, a ferramenta mais fundamental de sobrevivência e sustentabilidade. É ela o meu norte, meu azimute”, afirma ele.

Por cinco anos, Iara Xavier e o marido viajaram pelo mundo com uma única missão: encontrar pessoas que fazem a diferença na vida umas das outras. Surgiu o Caçadores de Bons Exemplos, que já catalogou 1.150 projetos só no Brasil.

Sobre o TED

TED é uma organização sem fins lucrativos devotada às ideias que merecem ser espalhadas. Iniciado como uma conferência de quatro dias na Califórnia (nos Estados Unidos) há quase 30 anos, o TED cresceu para apoiar sua missão com múltiplas iniciativas. As duas Conferências TED anuais convidam os pensadores e executores líderes do cenário mundial para falarem por 18 minutos em uma mistura de tópicos.

Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

As iniciativas de mídia do TED incluem o site TED.com, onde novos TED Talks são postados diariamente; o Projeto de tradução aberta, que oferece legendas e cópias interativas bem como traduções de voluntários de todo o mundo; a iniciativa educativa TED-Ed; e os TEDBooks, pequenos e-books sobre ideias poderosas.

O TED estabeleceu o Prêmio TED anual, onde indivíduos excepcionais com um desejo de mudar o mundo recebem ajuda para traduzir seus desejos em ações; o TEDx, que apoia indivíduos ou grupos de pessoas para organizar eventos independentes ao estilo do TED ao redor do mundo; e o programa Amigos do TED, que ajuda inovadores de todo o mundo que desejam mudar o mundo a ampliar o impacto notável de seus projetos e atividades.

Sobre o TEDx, x = evento organizado independentemente

No espírito das ideias que valem a pena ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que reúnem pessoas para compartilharem de uma experiência como o TED. Em um evento TEDx, videos e os palestrantes ao vivo se combinam para acender discussões e conexões profundas em um pequeno grupo de pessoas.

Esses eventos locais são marcados como TEDx, onde x = evento TED organizado independentemente. A Conferência TED fornece um guia geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são auto organizados.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS