sábado, 22 janeiro 2022
InícioGeralTecnologia de OCR nas lombadas eletrônicas vai identificar veículos em situação irregular...

Tecnologia de OCR nas lombadas eletrônicas vai identificar veículos em situação irregular em Blumenau

O Seterb assinou um protocolo de intenções com o Instituto Metrológico de Santa Catarina (Imetro/SC) para permitir o acesso do órgão ao sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), instalado nas lombadas eletrônicas em Blumenau.

A parceria vai consolidar a troca de dados entre os dois órgãos, possibilitando que o sistema identifique veículos com certificados vencidos de verificação metrológica dos cronotacógrafos. Dessa forma, os agentes de trânsito identificarão mais rápido os que estiverem em situação irregular, aplicando as sanções previstas na legislação.

Conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está previsto no artigo 230, inciso X, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O cronotacógrafo é um equipamento instalado em determinados veículos de transporte de passageiros e de cargas que registra a velocidade e a distância percorrida, em função do tempo decorrido.

O Imetro/SC estima que em áreas urbanas 70% desses veículos circulam com os certificados de verificação metrológica vencidos.

 

 

O documento foi assinado na manhã desta quinta-feira (2/08/18) pelo prefeito Mário Hildebrandt, pelo presidente do Imetro/SC, João Carlos Ecker, e pelo presidente do Seterb, Marcelo Althoff. Segundo Althoff, essa será a primeira parceria do órgão estadual com um município. Na ocasião, o prefeito Mário Hildebrandt ressaltou que a troca de informações proporcionará mais segurança viária às pessoas.

Com informações de Juliana Damian Silva [PMB]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS