sábado, 4 dezembro 2021
InícioEsporteBasqueteTécnico do Basquete Feminino espera um campeonato na Liga mais competitivo e...

Técnico do Basquete Feminino espera um campeonato na Liga mais competitivo e está motivado

 

Por Claus Jensen, com cobertura de João Paulo Taumaturgo

Na manhã desta segunda-feira (11/02/19), um encontro no Salão Nobre da Prefeitura apresentou a equipe do Basquete Feminino de Blumenau que participará das competições em 2019. O time é coordenado pelo competente técnico João Camargo Neto.

O colaborador João Paulo Taumaturgo fez a cobertura do evento. Em entrevista, o prefeito Mário Hildebrandt lembrou da trajetória de Camargo, que chegou em Blumenau há 38 anos com o objetivo de ser atleta. Na época foi convidado pelo prefeito Ramiro Ruediger, o mesmo que todos conhecemos pelo parque.

 

 

“O Camargo tem toda uma história de envolvimento e dedicação ao basquete feminino, formando a base e atletas para o futuro. Muitos que seguiram outros caminhos, mas a cidade sempre bem representada. Assim como ele, hoje fazem 30 anos que cheguei em Blumenau, onde tive a oportunidade de ser secretário, vereador, presidente da câmara e hoje prefeito. Temos 150 atletas na base, que estão sendo preparadas e devemos incentivá-las, para além de serem campeãs, virarem referência do esporte no Estado”, comentou Mário Hildebrandt.

Há um projeto de parceria para formação acadêmica de atletas com o apoio do poder público. “Já tivemos uma conversa com a reitora da Furb que está muito aberta ao diálogo, e agora nossa equipe está colocando isso no papel. Nosso objetivo é ampliar as ações e parcerias através de recursos que a prefeitura tem junto à universidade, destinando-os para várias áreas da cidade. A intenção é que depois das atletas passarem da idade da força física, tenham uma profissão para sustentar as suas família”, finaliza o prefeito.

 

 

Para a blumenauense Mariana de Almeida Camargo, jogadora do basquete feminino de Blumenau, defender sua cidade natal é sempre diferente. Ela está no esporte há 20 anos, foi jogadora da base, defendeu outros times e volta para a Blumenau. “Nós começamos os treinos na semana passada (4/02), e todas acreditam que esse ano será muito melhor que 2018, quando ficamos em quarto lugar na Liga do Basquete Feminino (LBF). Na época vencemos o Santo André (SP), equipe campeã da liga paulista”, lembra Mariana.

A jogadora acredita de que em 2019 o time terá condições de chegar à final da Liga. Questionada sobre a sua rotina de atleta, Mariana disse que de manhã os trabalhos começam na academia e à tarde são feitos os treinos na quadra com a parte coletiva e tática. As atividades começam na segunda-feira e seguem até sábado de manhã.

O time manteve a base que disputou a competição no ano passado sob comando do técnico João Camargo Neto, mas recebeu reforços importantes. Uma delas foi a armadora Lays da Silva, de 20 anos, que defendeu São Bernardo (SP) em 2018. Considerada uma jovem promessa do basquete nacional, a atleta acumula convocações para a Seleção Brasileira de base e também para a equipe adulta.

Outro reforço é a venezuelana Waleska Perez que voltou para Blumenau e iniciou os treinamentos no sábado (9). Em 2018, Perez obteve média de 13 pontos por jogo e foi decisiva na campanha do Basquete Feminino.

“Foi um esforço grande para montar essa equipe, que tem o menor orçamento da Liga, e nem por isso faltará motivação. Lembramos as atletas que será um ano mais competitivo, por isso pedimos que elas se preparem melhor até nossa estreia no dia 17 (março). Estou muito motivado para repetir o bom desempenho do ano passado, apesar de um desafio muito maior”, comenta Camargo.

O técnico também destacou a importância de ter a prefeitura como patrocinadora através da Fundação Municipal de Desportos. A meta esse ano é dobrar o número de atletas de base de 150 para 300. Com o trabalho do basquete feminino se destacando, vai atrair jovens para praticar o esporte. Na federação catarinense de basquete, Camargo lembrou do resultado positivo nas categoria sub 12, 13, 15, 17 e adulto.

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS