sábado, 6 março 2021
Início Geral Técnica "Bauernmalerei" será usada na pintura do ovo de Páscoa em Pomerode

Técnica “Bauernmalerei” será usada na pintura do ovo de Páscoa em Pomerode

 

 

 

Foto: Daniel Zimmermann

 

A organização da 13ª Osterfest definiu, nesta semana, o estilo decorativo que irá estampar o maior ovo de Páscoa decorado do mundo durante o evento de 2021, que acontece entre os dias 11 de fevereiro e 4 de abril, no Centro Cultural de Pomerode.

 

Em alemão, “bauer” significa agricultor, e “maler”, pintor ou pintura. A duas palavras juntas significam literalmente pintura campestre.

 

A técnica Bauernmalerei, ou “Pintura Camponesa” em alemão, é famosa por seus temas da natureza e pelas pinceladas espessas. O estilo retrata, principalmente, rosas, tulipas, margaridas e plantas europeias, além de pássaros e outros elementos do cotidiano, sendo uma manifestação cultural nascida no século XVII.
Trazido para o Brasil com a imigração alemã, o estilo está presente em quase todas as regiões de influência germânica.

“O Bauernmalerei foi criado pelos camponeses, que buscavam dar vida aos seus móveis e objetos decorativos buscando uma aura campestre e romântica. Para o ovo gigante da Osterfest 2021, a escolha pelo estilo vem ao encontro de preservar nossas tradições e valorizar a arte e o artesanato alemães”, revela Mani Goede, presidente da Avip.

A técnica já foi decidida, porém, desenho e artista serão divulgados quando forem definidos pela comissão organizadora.

 

Eier Parade

Em 2021, a Osterfest, além de ter seu calendário ampliado, também traz novidades, a exemplo da Eier Parade. Inspirada na Cow Parade, os organizadores da Osterfest vão convidar artistas locais e outros de renome estadual e nacional para pintar os ovos de 2,5 metros cada um, que serão um atrativo a mais aos visitantes do evento.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS