Tailandesa radicada em Blumenau expõe no MAB

Pakawon-Thatprakob-Martin_obra

Trabalho da artista Pakawon Martin simboliza a luta do ser humano para realizar seus desejos.

Texto: Sérgio Antonello

Um pedaço desapareceu! Esse é o título da mostra que a artista visual Pakawon Thatprakob Martin apresenta na Sala Alberto Luz do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Essa e as demais exposições: Cultura x Natura de Cássio Leitão, Tempo e Deslocamento de Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos, Ponto de Fuga de Alexandre Silveira, Cidades Perdidas de Valentina Fernandes, Imagens urbanas de Júlia Mota, podem ser visitadas até o dia 13 de fevereiro, de terça a domingo, no horário das 10h às 16h, com entrada gratuita. Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo telelefone (47) 3381-6176.

Sobre a mostra, Pakawon comenta que seu trabalho simboliza a luta do ser humano para realizar seus desejos. “As coisas são mais doces quando estão perdidas. Ironicamente quando são encontradas nada mais são que pó”, observa

Pakawon apresenta esta exposição em duas linhas de trabalho: O primeiro conjunto é de colagem de fotografias e objetos – mistura de passado e presente, realidade e ilusão, em três dimensões, exibidas em caixas de madeira e vidro. O objetivo é transmitir a idéia de experiências físicas na vida.

Na segunda etapa, apresenta o desenvolvimento de trabalhos de colagem, utilizando pintura a óleo em telas representando idéias e sentimentos em ondas abstratas e inexplicáveis de emoção. “A série foi expressa de forma narrativa, numa sequência, como uma viagem.”

Pakawon Thatprakob Martin, também conhecida como Pui, nasceu na Tailândia, é casada, tem uma filha e vive em Blumenau desde 2003. Possui bacharelado em Artes Decorativas pela Silpakorn University, Bangkoc, Tailândia, e Pós-graduação em Belas Artes pelo Chelsea College of Art and Design, Londres, Inglaterra.

via PMB