terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralSommelier sugere rótulos de vinho para harmonizar com os pratos típicos da...

Sommelier sugere rótulos de vinho para harmonizar com os pratos típicos da 26ª Festitália

 

 

 

Blumenau é conhecida mundialmente pelas tradicionais festas alemãs. Mas, o município também foi muito colonizado por italianos, que acabaram ficando em maior número em regiões como Nova Trento, Rio dos Cedros, Rodeio, entre outras.

A Festitália é uma festa que celebra a cultura, gastronomia e música de um dos países mais encantodores, ricos em história e arte da Europa. Para os amantes de uma boa massa, o evento acontece de 12 a 21 de julho, no Parque Vila Germânica.

Mas, não é só de massa que se faz uma festa italiana. O vinho é um elemento essencial para que a degustação do prato seja completa e ainda mais saborosa. Nesta edição da Festitália, vinho é o que não vai faltar para harmonizar com os pratos servidos no evento.

Além das massas, a Itália é conhecida pela produção de vinhos famosos, com uvas de alta qualidade e cultivadas de forma artesanal. Sidney Lucas, sommelier da Decanter que terá um espaço com várias opções, ressalta que a dica mais importante para uma harmonização correta é que um não pode se sobrepor sobre o outro. “Para que a degustação seja a mais agradável possível, é importante observar o molho que acompanha a massa, para que a partir disso, a harmonização seja realizada corretamente”, diz.

Sidney explica que, os pratos com molhos a base de carne ou tomate, devem ser servidos com vinhos tintos. Por outro lado, pratos com queijos e frutos do mar, devem ser acompanhados de vinhos brancos. Os pratos tradicionais da Festitália, são uma ótima opção para degustar ao lado do rótulo italiano Iove Sangiovese Di Romagna 2017. ” O vinho é ideal para acompanhar antepastos italianos variados, pizzas, salames e outros embutidos”, finaliza.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS