quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioClimaSol, muitas nuvens e condição de chuva fraca à tarde, por causa...

Sol, muitas nuvens e condição de chuva fraca à tarde, por causa de uma frente fria

Foto: Marcelo Martins

 

O primeiro dia de junho começou com sol entre nuvens por alguns momentos, mas a condição é para chuva fraca, especialmente a partir da tarde, por causa do deslocamento de uma frente fria pelo Estado. No período da noite desta sexta-feira (1/06/18), a chuva deve aumentar um pouco de intensidade, passando a ser moderada.

Neste momento (10h31min), a temperatura em Blumenau é de 21,2°C; com previsão de não passar dos 27°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 2h, quando fez 17,3°C. O rio Itajaí está com 29 cm e a umidade relativa do ar em 73,5%.

Santa Catarina – Chuva no Oeste, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e condição de chuva isolada no decorrer do dia. A previsão é chuva mal distribuída com acumulado pouco significativo. Temperatura em pequena elevação, diminuindo no fim do dia.  Vento noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas, com passagem de uma frente fria com fraca intensidade pelo Estado.

 

Sábado (2 de junho)

Blumenau – A frente fria se afasta rapidamente para o mar e a chegada de uma massa de ar seco e frio, favorece a presença do sol em meio a nebulosidade. A temperatura diminui à noite, quando a massa de ar frio frio avança sobre o Estado, irá registrar a mínima do dia, em torno dos 13°C. Temperatura máxima entre 19 e 21°C e ventos fracos com rajadas moderadas de sudoeste.

Santa Catarina –  Predomínio de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia. Na madrugada e manhã, condição de chuva do Planalto ao Litoral, especialmente no norte do estado. A temperatura entra em declínio e a mínima deve acontecer a noite. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no litoral. Frente fria se afasta e uma massa de ar frio avança.

 

Domingo (3)

Blumenau – Tempo firme, com presença do sol e temperatura baixa ao amanhecer devido a massa de ar seco e frio. A mínima varia entre 10 e 12°C e a máxima não sobe muito à tarde, em torno dos 22°C. Sensação de frio durante o dia em virtude dos ventos de sudoeste.

Santa Catarina – Tempo seco e ensolarado em todas as regiões. A temperatura fica baixa em todas as regiões, devido à massa de ar frio, com mínimas ao amanhecer de 0°C a 4°C, com chance de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.  Vento sudoeste a sul, de fraco a moderado.

 

Segunda-feira (4)

Blumenau – Aumento da cobertura de nuvens, devido ao transporte de umidade do mar para o continente, e condição para chuva fraca à noite. A temperatura mínima varia entre 11 e 13°C, enquanto a máxima fica em torno dos 16°C.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, condição de chuva à noite, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, devido a um cavado (área de baixa pressão). Temperatura baixa na madrugada com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação devido ao afastamento da massa de ar frio. Vento sul a sudeste, fraco.

 

Terça-feira (5)

Blumenau – Áreas de instabilidade, associadas a perturbações em níveis médios da atmosfera, favorecem a condição para chuva a qualquer momento do dia. A temperatura mínima varia entre 13 e 15°C, enquanto a máxima fica de 18 a 20°C.

Santa Catarina – No Litoral e norte do Estado, deve ocorrer chuva na madrugada e manhã, melhorando com a diminuição da nebulosidade e aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, predomínio de nuvens e condição de chuva fraca, devido a umidade associada a um sistema de baixa pressão no litoral do Rio Grande do Sul. A temperatura ficará em declínio no decorrer do dia, devido a chegada de uma nova massa de ar frio. Vento nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 6 a 15 de junho de 2018

O período começa com temperatura baixa e maior umidade no Oeste e Sul do Estado. Entre os dias 8 e 10, há previsão de chuva para todo o Estado, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e formação de uma nova frente fria. Na sequência, uma nova onda de frio deve atingir o Sul do Brasil, declinando a temperatura e mantendo o tempo mais seco.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS