terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioClimaSol, calor de 36°C, previsão de trovoada, pancadas de chuva e vento...

Sol, calor de 36°C, previsão de trovoada, pancadas de chuva e vento forte; em Blumenau

 

Centro de Blumenau fotografado a partir da Ponte dos Arcos | Foto: Paty W. Ziegler

 

Presença do sol em meio a variação de nuvens devido à influência de uma massa de ar seco nesta quarta-feira (12/12/18) em Blumenau. No fim do dia, áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria por SC intensificadas pelo calor provocam pancadas de chuva com trovoadas. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento.

Neste momento (9h43min), a temperatura é de 27,3°C; com previsão de não passar dos 36°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 22,1°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,11 m e a umidade relativa do ar em 68,3%. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Sol e aumento de nuvens no Estado. No Planalto Sul e Litoral Sul, chance de pancadas isoladas de chuva no fim do dia. Temperatura bem elevada, acima de 30°C, próxima de 40°C no Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas. A massa de ar seco (alta pressão) perde força e uma frente fria se aproxima do sul de SC.

 

Quinta-feira (13)

Blumenau – Predomínio de sol entre nuvens no decorrer da quinta-feira e calor acentuado à tarde. No fim do dia, áreas de instabilidade formadas em virtude do calor e de cavados em níveis baixos da atmosfera provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Não se descarta a ocorrência de temporal isolado. Temperatura mínima entre 21 e 23°C e máxima entre 34 e 36°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste no fim do dia.

Santa Catarina – Sol e calor na maior parte do Estado, com pancadas isoladas de chuva e trovoadas em todas as regiões entre a tarde e noite. Temperatura alta, com mais umidade no ar dando sensação de ar abafado. As temperaturas máximas novamente superam os 33°C. Vento sudeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul. Áreas de instabilidade a partir da tarde, devido ao calor e à frente fria no litoral, afastando-se da costa.

 

Sexta-feira (14)

Blumenau – Tempo firme, com predomínio de sol e temperatura elevada à tarde devido à massa de ar seco e quente em SC. A temperatura mínima varia entre 21 e 23°C e máximas entre 34 e 36°C. Ventos fracos de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Sol e calor, com mais nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura alta, com máximas acima de 32°C na maior parte das regiões. Umidade relativa do ar alta, com sensação de ar abafado. Vento nordeste e norte, fraca a moderado.

 

Sábado (15)

Blumenau – Calor intenso e pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas no fim do dia devido a cavados em baixos níveis da atmosfera que se propagam pelo Estado. A temperatura mínima varia entre 21 e 23°C e a máxima fica de 35 e 37°C.

Santa Catarina – Mais um dia de sol entre nuvens, passando a encoberto com chuva em todas as regiões a partir da tarde, devido ao avanço de uma nova frente fria. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo (16)

Blumenau – O dia ficará novamente marcado pela temperatura alta e chance de pancadas de chuva, trovoadas e descargas elétricas no fim do dia. O clima é influenciado pelos cavados em baixos níveis da atmosfera que se propagam pelo Estado. A temperatura mínima varia entre 21 e 23°C e a máxima fica de 35 e 37°C.

Santa Catarina – Mais nuvens em todas as regiões, com chuva no decorrer do dia, quem em alguns momentos pode ser moderada, principalmente no Oeste e Planalto Sul. O clima é influenciado por uma frente fria e à formação de áreas de baixa pressão sobre Santa Catarina e no Paraná. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 17 a 26 de dezembro de 2018

A condição de chuva permanece na maior parte do período, com a passagem de frentes frias nos dias 17 e entre os dias 20 e 21. Nos dias seguintes a chuva segue bem distribuída no Estado, com volumes mais significativos no Oeste. As temperaturas amenizam um pouco a partir do dia 18, principalmente do Meio Oeste ao Litoral.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS