Sistema em Itajaí monitora vítimas da violência em possível situação de risco

Através dele, é possível acionar a Guarda Municipal de forma rápida e segura.

Foto: Júlia Finamore

Nas últimas semanas informamos quase todos os dias ocorrências policiais relacionadas à violência contra a mulher. Entre as ferramentas digitais disponíveis, a mais conhecida é o botão do pânico no aplicativo da Polícia Militar de Santa Catarina. Um município do Vale do Itajaí, também vai disponibilizar uma ferramenta para apoiar o trabalho das autoridades.

A partir das 14h desta quarta-feira (3/08/22), será inaugurado o sistema “Rede de Apoio à Mulher”, em Itajaí (SC). Será um módulo que fará parte do aplicativo do município Conecta.í (Android e iOS) que permite monitorar vítimas da violência em possível situação de risco. Através dele, é possível acionar a Guarda Municipal de forma rápida e segura.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Secretaria de Saúde através da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência no município. Além disso, também foi criada uma solução no Portal GeoItajaí, que disponibiliza dados sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência, como as unidades da rede de saúde, serviços de assistência social, segurança pública dentre outros órgãos e serviços.

“Esse portal vem com o objetivo de informar as pessoas, para que elas saibam quais são os canais para realizar as denúncias”, destaca Murilo Sodré, secretário municipal de Tecnologia.

O lançamento faz parte da programação do Agosto Lilás. A iniciativa é uma forma de levar informação às mulheres e contribuir para romper o ciclo de violência. A campanha busca dar maior visibilidade ao assunto e promover debates com toda a sociedade.

A ação é articulada pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania (Sedac) e pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

“Essas novas ferramentas com certeza vão somar nas ações desenvolvidas pelo município no combate a violência contra a mulher e serão de grande valia para fazermos a diferença em Itajaí”, finaliza o secretário municipal de Promoção da Cidadania, Leandro Peixoto.