quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioGeralSistema Alertablu lança aplicativo para celular

Sistema Alertablu lança aplicativo para celular

Aplicativo-AlertaBlu_celular

Na segunda-feira (6), será lançado oficialmente o aplicativo para celular do sistema Alertablu. A apresentação acontece a partir das 9h no Salão Nobre. Ele pretende ser uma extensão do site Alertablu e foi desenvolvido pela equipe técnica da Diretoria de Sistemas da Secretaria Municipal de Gestão Governamental.

AlertaBlu-app_01

Na tela inicial, aparece um menu com várias opções. O usuário pode acompanhar em tempo real o nível do rio e a situação daquele momento, como estado de vigilância, atenção, alerta e prontidão. Caso o nível do rio esteja em estado de prontidão, o sistema passa a mostrar a previsão do nível para a próxima hora. O diretor de Sistemas, Júlio Cezar Silva, explica que outro ponto importante é a possibilidade de cadastrar locais para monitorar. “Caso a rua cadastrada esteja próxima de atingir a cota, o aplicativo emite nota ao usuário avisando sobre a previsão”, explica.

O sistema também mostra o histórico do nível do rio nas últimas horas, além de notícias do site Alertablu e telefones úteis para momentos de crise, como o do Samu e Corpo de Bombeiros. O aplicativo conta com a lista de todos os abrigos do município, indicando quais estão ativados para a comunidade.

AlertaBlu-app_03

O sistema pretende descongestionar o telefone de emergência 199. Em momentos de crise, 95% das ligações são pedidos de informação e apenas 5% são realmente pedidos de ajuda. De acordo com a prefeitura,  com o software a situação é diferente, as informações estarão sempre disponíveis, evitando o risco de queda.

Mas tem um detalhe que tem que ser melhorado: tudo isso estará disponível se tiver conexão de dados  móveis. Como está no começo, ainda há algumas melhorias que podem ser feitas:

  • Metereologia – deveria ter a opção com a previsão do tempo, que já é atualizado todos os dias pelo AlertaBlu no site.
  • Telefones úteis – do jeito que está apenas informa, mas poderia ter uma função que ao clicar, ele faz a ligação.
  • Opção de carregamento de alguns dados sem conexão de internet – em tempos de enchente, nem sempre temos à disposição um bom sinal de internet. Por isso, deveria ter a opção de carregar os dados fixos, como cotas de ruas e abrigos, sem necessidade de conexão. As informações já estão disponíveis em arquivo de texto, que pode ser atualizado automaticamente quando houverem mudanças.
  • Interatividade com a Defesa Civil – seria útil, se o aplicativo interagisse diretamente com a defesa civil. Por exemplo, se em determinado local ocorre um deslizamento, poderia ser informado diretamente através do aplicativo. O mesmo se aplica para alagamentos, queda de árvores, falta de energia elétrica, etc… Como cada usuário tem a opção de se cadastrar, ele automaticamente informa a localização. Teria que ter a opção de informar quando não está nesse local.

O programa já está disponível para Android, mas para sistemas IOS, a previsão é de chegar em 60 dias.

Fonte: SECOM/Blumenau

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS