sábado, 25 setembro 2021
InícioEconomiaSinduscon firmou acordo com um polo tecnológico de Trento, na Itália

Sinduscon firmou acordo com um polo tecnológico de Trento, na Itália

Com o intuito de trazer novidades para a construção civil local, o Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) firmou um acordo de colaboração com a Habitech, um polo tecnológico de empresas deste setor na província de Trento, na Itália. O resultado dessa parceria será o primeiro projeto piloto de uma edificação em Blumenau com tecnologia europeia, que valoriza a sustentabilidade. Os detalhes dessa construção ainda não foram definidos. Em uma reunião com alguns associados do Sinduscon ficou acertada a criação de uma comissão que será responsável pelo projeto e que, até março de 2015, deverá ter todos os detalhes definidos, como o terreno, área útil e número de andares.

A Habitech é especializada em construção a seco. Na região de Trento, é muito comum encontrar prédios de até quatro andares feitos com madeira de abeto, semelhante ao eucalipto, mesmo material que deverá ser utilizado para construir a edificação em Blumenau. O abeto existe em abundância na Itália e cresce de forma espontânea. “É um projeto de desenvolvimento de tecnologias construtivas entre Sinduscon e Habitech, de baixo impacto ambiental na produção, rápido e com alta qualidade no acabamento”, afirma o diretor do Sinduscon Blumenau, Amauri Alberto Buzzi.

Nesta parceria, cabe ao Sinduscon fazer todo o projeto, que envolve escolha do terreno, elaboração da planta, acabamento, pintura e instalações elétricas e hidráulicas. Após esse processo, o esboço será enviado para a Itália, onde deverá ser aprovado pelos membros da Habitech, que enviará técnicos para Blumenau para serem responsáveis pelo treinamento dos envolvidos em montar a estrutura e também todo o material necessário para a construção.

Esse acordo de colaboração foi firmado no início de outubro, quando Buzzi representou o sindicato em um encontro com empresas italianas. A parceria entre o Sinduscon e a Habitech começou no ano passado, através de uma missão empresarial que um grupo blumenauense participou na Itália. Em maio deste ano, representantes de 10 organizações italianas estiveram em Blumenau para trocar experiências com empresários da região.

Texto: Letícia Oberger

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS