domingo, 9 maio 2021
Início Geral Sindicatos recolhem assinaturas para um abaixo assinado contra as reformas trabalhista e...

Sindicatos recolhem assinaturas para um abaixo assinado contra as reformas trabalhista e da previdência

 

Fotos: Luiz Carlos Zimmermann

Quem passou na manhã desta terça-feira (12/12/17) em frente ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau, viu uma tenda instalada na calçada. No entorno, havia várias faixas, uma maior com rostos de deputados, além de material gráfico que era distribuído por sindicalistas.

A ação reúne cerca de 20 sindicatos para uma ação com o objetivo nacional de recolher 1,5 milhão de assinaturas para anular a reforma trabalhista proposta pelo governo, além de frear a reforma da previdência. Os manifestantes também são contra a terceirização e o fim das homologações nos sindicatos. Nosso colaborador Luiz Carlos Zimmermann, passava no local e conversou com um dos coordenadores.

 

 

Sérgio Maurici Bernardo, que representa o Sintraseb (Sindicato dos Servidores Públicos), diz que a reforma previdenciária é um engodo e estão fazendo o trabalhador pagar uma conta que não é dele. Sérgio sustenta que esse déficit da previdência é o resultado da sonegação das grandes indústrias e instituições financeiras com o INSS. Bernardo lembra que não é só a questão da aposentadoria, mas vai mexer também no auxílio doença, pensão por morte, auxílio maternidade, entre outras.

Outra questão é a reforma trabalhista, que para o sindicalista, tira muitos direitos dos trabalhadores. A promessa é que essas manifestações serão realizadas outras vezes, para mostrar à população o que está acontecendo no Brasil. Uma delas será no dia anterior à votação da reforma. “Estão comprando voto de deputado para aprovar uma reforma, para fazer você trabalhador, pagar uma conta que não é sua”, finaliza.

 

 

Segundo o material de divulgação, estavam representados os sindicatos da Construção e Mobiliário, Metalúrgicos, Refeições Coletivas, Comerciários, Fiação e Tecelagem, Saúde, Gráficos, Vidros e Cristais, Bancários, Prestadoras de Serviços, Vestuário, Servidores Públicos, Ensino Superior, Eletricitários, Vigilantes, Transporte, Servidores Públicos Municipais, Empregados em Entidades Sindicais e Servidores Públicos da Educação Federal.

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS