sábado, 24 julho 2021
InícioGeralSimulado da Defesa Civil: vítimas são resgatadas de deslizamento de terra em...

Simulado da Defesa Civil: vítimas são resgatadas de deslizamento de terra em Blumenau

O exercício de Ajuda Humanitária acontece até quarta-feira (15/07) em várias regiões de Blumenau.

A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) está participando do V Simulado de Ajuda Humanitária do Exército Brasileiro. A ação integrada entre as forças de segurança tem como propósito preparar as equipes de trabalho para atuação em situações de desastres. Uma reunião do GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) foi realizada nesta terça-feira (13/07/21) na Defesa Civil de Blumenau, marcando a mobilização por parte dos órgãos de proteção, para o enfrentamento da calamidade fictícia.

Foto: Michele Lamin

O cenário proposto pelo simulado cria uma situação de enchente, com o rio tendo atingido o nível de 12 metros. Após todos os alertas emitidos pela equipe de Meteorologia do município e do Estado e da mobilização dos órgãos envolvidos, as equipes de trabalho terão vários exercícios propostos, incluindo ocorrências de deslizamento de terra, alagamentos, resgate de desabrigados, ativação de abrigo, patrulhamento ostensivo, entre outras ações realísticas que o cenário de catástrofe impõe.

De acordo com o secretário da Sedeci, Carlos Olímpio Menestrina, algumas ações pontuais foram escolhidas em locais que já possuem algum histórico de ocorrência. “É de suma importância esta ação integrada entre as equipes, agregando conhecimento e treinando nosso tempo de resposta e recuperação para situações adversas que ocasionalmente atingem nossa região”, ressalta.

Foto: Michele Lamin

Entre as ações em destaque estão previstas um resgate de uma vítima na Rua Santa Maria, no Rancho do Willy; uma ocorrência na Rua Araranguá de pessoas supostamente atingidas por uma enxurrada; casa alagada na Rua Belo Horizonte; corpo encontrado na margem do rio e um resgate na região da Prainha de um casal de idosos ilhados na região, entre outras ações localizadas.

Foto: Michele Lamin

O V Simulado de Ajuda Humanitária reúne o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil de Santa Catarina, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Trânsito e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Foto: Michele Lamin

Foto: Michele Lamin

Foto: Michele Lamin

Foto: Michele Lamin

Foto: Michele Lamin

Foto: Michele Lamin

Fonte: Prefeitura de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS