sexta-feira, 21 janeiro 2022
InícioEconomiaShopping de Blumenau investe em equipamentos para reduzir consumo de energia elétrica

Shopping de Blumenau investe em equipamentos para reduzir consumo de energia elétrica

Neumarkt-Shopping_div_19-5-16
Dentre as ações sustentáveis adotadas pelo Neumarkt está o aproveitamento da iluminação natural com telhas de vidro translúcidas

 

Por Fabiana Roza

Em grandes empreendimentos comerciais, como shopping centers, o consumo de energia elétrica é uma das principais despesas. Embora muitos acreditem que a iluminação seja responsável pela maior parcela deste consumo, em média, 61% da energia consumida em shoppings é utilizada por motores elétricos no acionamento de diversos equipamentos. Neste ano, o Neumarkt Shopping, da Almeida Júnior – líder no segmento de shopping centers no sul do Brasil –, está implantando mais um projeto de eficiência energética para modernização da força motriz, redução de custos operacionais e impactos ambientais.

Alinhado com o projeto “Visão do Futuro”, da Almeida Júnior, que propõe revisar todos os procedimentos para torná-los mais eficientes, o Neumarkt identificou a oportunidade de modernizar o parque de motores e automação. De acordo com Arlindo Ludwig, gerente operacional do shopping e responsável pelo projeto de eficiência energética, os mais de 100 motores antigos, que estão sendo substituídos pelos novos de alta eficiência, tinham até 23 anos de uso. “A troca irá diminuir significativamente a despesa com manutenção e reduzir 490.000,00 kWh/ano em energia elétrica”, relata.

 

Neumarkt_Motores-Torre-Resfriamento
Motor de alta eficiência aciona Torre de Resfriamento com economia prevista de 42% de energia elétrica e 22% de água

 

O investimento no valor de R$ 381,7 mil em motores de alta eficiência produzidos pela WEG, prevê redução de até 50% de energia em equipamentos como torre de resfriamento e sistema de insuflamento de ar, levando a uma economia de 17% de energia em toda a instalação. Além de uma redução de 22% no consumo de água das torres. “O shopping tem dezenas de iniciativas ambientais, mas esta é uma das mais significativas e prova que, com dedicação, eficiência e a parceria entre as empresas envolvidas, chegamos a um resultado em que todas têm o mesmo benefício: o financeiro e a realização profissional e social de estar fazendo o melhor para as próximas gerações”, enfatiza.

Outras ações sustentáveis

Dentre as ações sustentáveis adotadas pelo Neumarkt, desde a sua fundação até hoje, estão o aproveitamento da iluminação natural com telhas de vidro translúcidas; uso de lâmpadas LED e um programa para reciclagem de lâmpadas; reutilização da água pluvial no ar-condicionado, vasos e mictórios; sistema de ar-condicionado com termo acumulação; programa de gerenciamento de resíduos; uso de gás natural; utilização de energia elétrica proveniente de pequenas centrais hidroelétricas com redução de 3.520 ton. de CO² nos últimos 11 anos; selo ambiental FAEMA (Fundação do Meio Ambiente de Blumenau) e case ambiental premiado pela Revista Expressão Ecologia.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS