terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioClimaSexta-feira (13) quente com temperatura de até 32°C e risco de temporal...

Sexta-feira (13) quente com temperatura de até 32°C e risco de temporal à tarde

Ponte do Tamarindo e no fundo, início da Via Expressa | Foto: Marcos Fernandes

 

Hoje é sexta-feira (13/04/18), que na crendice popular exige atenção, por ser o dia do azar. Em Blumenau a temperatura é de 25,1°C neste momento (9h48min); com previsão de chegar aos 32°C nesta tarde. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 19,5°C. O rio Itajaí está com 70 cm e a umidade relativa do ar em 69,1%.

O sol aparece entre poucas nuvens durante a manhã e tarde, favorecendo a rápida elevação da temperatura. Entre o final da tarde e a noite, a passagem de uma nova frente fria pela costa de SC associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente traz de volta a condição para pancadas isoladas de chuva e trovoadas. Há risco de temporais isolados, acompanhados de descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento forte.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens no decorrer da manhã do Oeste ao Sul do Estado, com pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde. De Florianópolis ao norte de SC, condição de chuva isolada à noite. Temperatura elevada, diminuindo no fim do dia. Vento nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas a tarde e noite. Uma frente fria chega ao Estado, no período da tarde e noite.

 

Sábado (14)

Blumenau – O tempo permanece instável e a frente fria se afasta em direção ao norte do país, mas áreas de baixa pressão (cavados) em níveis médios e altos da atmosfera juntamente da circulação marítima mantém a condição para chuva a qualquer momento do dia, especialmente durante a madrugada e, posteriormente, entre a tarde e a noite. Há risco de temporais isolados, com trovoadas e chuva intensa de curta duração. A temperatura fica mais baixa em relação aos dias anteriores devido ao tempo fechado. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 24 e 26°C.

Santa Catarina – Predomínio de nuvens e condição de chuva no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva à tarde. Temperatura mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste. Vento sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Intensa alta pressão no oceano, favorecendo entrada de umidade no leste do Estado.

 

Domingo (15)

Blumenau – Os ventos úmidos que sopram do mar para a região do Vale do Itajaí mantém o tempo instável. O dia será de céu nublado e períodos de melhoria que se intercalam com chuva fraca e isolada. A grande quantidade de nuvens dificulta a elevação da temperatura. Mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 25 e 27°C.

Santa Catarina – Predomínio de nuvens e condição de chuva do Planalto ao Litoral, alternando com períodos de melhoria. No Oeste e Meio Oeste, variação de nuvens com aberturas de sol e condição de pancadas isoladas de chuva à tarde. Temperatura mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste.  Vento sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Segunda e terça-feira (16 e 17)

Blumenau – A circulação marítima e perturbações em níveis médios e altos da atmosfera seguem influenciando as condições atmosféricas, mantendo a condição de céu nublado com períodos de melhoria e chuva fraca e isolada, especialmente durante a madrugada e entre o final da tarde e a noite. A mínima oscila entre 19°C e 21°C e a máxima de 26°C a 27°C.

Santa Catarina – A região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte permanecem com mais nuvens e condição de chuva, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol. Temperatura mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste. Vento sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

ATENÇÃO: entre o sábado (14) e a segunda-feira (16/04), a chuva persistente no Litoral, com intensidade moderada em alguns momentos, deve resultar em acumulados significativos nessas regiões, especialmente no Litoral Norte

 

Tendência para SC, entre 18 a 28 de abril de 2018

O período começa com tempo mais firme com sol e algumas nuvens em SC, por influência de uma massa de ar mais seco. Por volta dos dias 24 e 25, uma nova frente fria deve passar pelo Sul, provocando chuva na maioria das regiões e na sequencia diminuição de temperatura. Até o momento não há indicativo de massa de ar frio intensa, esperada para esta época do ano.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS