sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaSexta (25/01) nublada, máxima de 30°C e condição para chuva ocasional em...

Sexta (25/01) nublada, máxima de 30°C e condição para chuva ocasional em Blumenau

Imagem aérea do Parque Municipal São Francisco de Assis, com o Centro de Blumenau no fundo | Foto: Polícia Militar Ambiental

 

Um sistema de alta pressão a leste do sul do país favorece o transporte de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí. Por isso será uma sexta-feira (25/01/19) com tempo instável em Blumenau, presença e variação de muitas nuvens. Podem ocorrer algumas aberturas de sol e há condição para chuva de forma ocasional.

A temperatura máxima varia entre 28 e 30°C com sensação de abafamento. Neste momento (9h35min), faz 25,9°C mas a sensação térmica é de 27,4°C A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 23,5°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,65 m e a umidade relativa do ar em 80,2%. Vento de fraca intensidade soprando de sudeste/leste.

Santa Catarina – No Litoral e norte do Estado, variação de nuvens e chuva em alguns momentos. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens e pequena chance de pancadas isoladas de chuva à tarde. Temperatura em elevação, vento sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado. Um cavado no litoral paulista, favorece umidade no Litoral e norte catarinense. Alta pressão influencia o restante do Estado.

 

-Sábado (26)

Blumenau – A circulação marítima continua mantendo o tempo instável. Ao longo do dia, céu nublado e condição para chuva, em geral, de fraca intensidade e alternada com períodos de melhoria. No inicio da manhã, mínima variando entre 22 e 24°C e máxima entre 28 e 30°C à tarde. Vento fraco de sudeste/leste.

Santa Catarina – Sol e poucas nuvens no Oeste e Sul do Estado. Na Grande Florianópolis e norte , variação de nuvens com aberturas de sol e chuva especialmente na madrugada, manhã e à noite. Temperatura em elevação, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde no Litoral Sul. Sistema de circulação marítima no Litoral e norte. Alta pressão influencia o restante do Estado.

 

Domingo (27)

Blumenau – Ventos úmidos que sopram do mar para o continente em superfície e perturbações em níveis médios e altos da atmosfera ainda deixam o tempo instável. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade e há condição para chuva isolada a qualquer momento. Entre a tarde e noite, a chuva ganha intensidade e não se descarta a ocorrência de algumas trovoadas. Os períodos de melhoria (intervalos de tempo sem ocorrência de chuva, mas onde o céu permanece nublado) auxiliam a gradual elevação da temperatura. Mínima variando entre 22 e 24°C e máxima entre 28 e 30°C. Vento fraco a moderado de quadrante leste.

Santa Catarina – Continua o tempo com sol e poucas nuvens na maior parte do Estado, com pequena de chance de pancadas isoladas de chuva à tarde no Planalto Sul e Norte, e Litoral Sul. No Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, variação de nuvens com aberturas de sol e chuva especialmente no início e fim do dia. Temperatura em elevação, acima de 30°C à tarde na maioria das regiões. Vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas à tarde no Litoral Sul.

 

Segunda e terça-feira (28 e 29)

Blumenau – O deslocamento de umidade do mar para o Vale do Itajaí perde intensidade, favorecendo a ocorrência de aberturas de sol mais prolongadas e a chuva fica restrita aos extremos do dia. A temperatura fica em elevação, com mínimas entre 23 e 25°C e máximas entre 32 e 34°C durante as tardes.

Santa Catarina – Dias ensolarados no Estado. Chuva, se ocorrer, somente em forma de pancadas bem isoladas e passageiras no fim do dia. Temperatura elevada, calor intenso novamente, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro de 2019

Maior parte do período com sol, muito calor e pancadas bem isoladas de chuva, típicas de verão, na tarde e noite. No decorrer de fevereiro há indicativo de chuva mais frequente no Estado, com temporais localizados.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS