sábado, 17 abril 2021
Início Uncategorized SETERB testa modelo de ônibus nas linhas troncais

SETERB testa modelo de ônibus nas linhas troncais

A partir desta quinta-feira, dia 17, o Seterb irá testar um ônibus protótipo da Scania. A empresa disponibilizou o veículo ao Consórcio Siga com o objetivo de avaliar se é possível que o mesmo atue no sistema integrado de transporte coletivo de Blumenau. Este veículo, de apenas uma articulação, possui um chassi de 15 metros de comprimento, diferente dos ônibus que já circulam no município, onde o de maior tamanho, com somente uma articulação, é de 13 metros e 20 centímetros.

O ônibus será testado por duas semanas nas linhas troncais do sistema. A avaliação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no pára-brisa do ônibus terá a informação de veículo em teste. Durante o período, quem determinará a linha e o horário em que o veículo irá operar serão os fiscais do Seterb e o ônibus circulará em horários independentes, não sendo permitido o uso em horários da escala normal das linhas. O usuário que utilizar o ônibus pagará o valor normal da tarifa, R$2,75. Entre os principais itens avaliados estarão: trafegabilidade e dirigibilidade nas vias públicas, estações e terminais urbanos; nível de ruído; abertura e fechamento das portas; temperatura interna; raio de giro nos terminais e entroncamentos semafóricos; e consumo de combustível nas viagens.

O layout do ônibus não é o padrão utilizado no sistema do município. Caso o protótipo da Scania seja aprovado no teste e alguma empresa do Consórcio Siga queira adquirir o modelo, será preciso modificar o posicionamento dos bancos e da catraca, alterar a cor interna e externa, bem como criar bancos preferenciais, por exemplo, para que fique no padrão dos demais ônibus do transporte coletivo de Blumenau.

Informações de Juliana Damian Silva

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS