quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioGeralSeterb multa o Consórcio Siga pela paralisação desta segunda-feira

Seterb multa o Consórcio Siga pela paralisação desta segunda-feira

Consórcio Siga será multado por cada viagem não realizada do transporte coletivo durante o período.

Diante da paralisação dos funcionários da empresa Nossa Senhora da Glória por cerca de duas horas no início da manhã desta segunda-feira, dia 10 de março, o presidente do Seterb, Sérgio Chisté, esteve reunido com o prefeito Napoleão Bernardes para decidir qual diretriz a ser tomada com relação ao ocorrido. Durante a reunião, que começou por volta das 7h, ficou decidido que a autarquia irá multar o Consórcio Siga por cada viagem não realizada do transporte coletivo durante o período.

A multa que será aplicada ao Consórcio é semelhante a aplicada em janeiro de 2014, relacionada ao descumprimento das tabelas especiais de final de ano, quando o Siga seguiu horários diferenciados dos determinados pelo Seterb. Por conta daquela ocasião, o Consórcio foi notificado em R$ 753.839,77 pela não realização de 3.767 viagens e pela realização de 3.248 viagens atrasadas ou adiantadas.

Outra medida está sendo tomada pelo Seterb e Prefeitura para que o Consórcio Siga ofereça um serviço de melhor qualidade aos usuários do transporte coletivo e cumpra as determinações do caderno técnico: a Procuradoria Jurídica do Município entra na Justiça esta semana para cobrar a multa em que o Consórcio foi penalizado em R$ 20 milhões por descumprimentos previstos no contrato de concessão, como, por exemplo, idade média da frota. Ela não deve ultrapassar a idade média de seis anos, e a idade máxima da frota, que deve ser inferior a dez 10 anos para os veículos convencionais e de 12 anos para os veículos articulados, não vem sendo cumprida pela concessionária, razão da multa.

Além disso, a autarquia está fiscalizando constantemente a operação do sistema e sempre que surge algo que venha a prejudicar a população o Consórcio Siga é notificado para que faça cumprir aquilo que está previsto em contrato e pela autarquia. O Seterb anseia, assim como os blumenauenses, cada vez mais um transporte coletivo de melhor qualidade.

via PMB | Texto: Juliana Damian Silva

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS