segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioGeralSeterb apresenta novas ações para o trânsito

Seterb apresenta novas ações para o trânsito

Seterb_13-4-15_01

Apresentação ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a participação do prefeito Napoleão Bernardes.

Texto: Juliana Damian Silva | Fotos: Eraldo Schnaider

O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 13 de abril, no Salão Nobre da Prefeitura, novas ações que buscam um trânsito mais humano e seguro para todos, bem como contribuir nos serviços da Guarda de Trânsito. Entre as ações estão o Programa de Humanização do Trânsito Escolar, atualização das velocidades das vias, lei educacional, portaria de padronização para fiscalização com radares, contratação de novos agentes de trânsito, novos rádios de comunicação para os agentes de trânsito, leitores de placas, minuta de projeto de lei para concessão da Área Azul, bem como instalação de mais lombadas eletrônicas.

O Programa de Humanização do Trânsito Escolar, criado através da portaria nº 70/2015, foi desenvolvido em conjunto com as instituições particulares de ensino da região central de Blumenau com objetivo de oferecer mais segurança na travessia, embarque e desembarque dos alunos, e melhor fluidez do trânsito em horários de entrada e saída das escolas. As escolas disponibilizarão monitores que passarão por treinamento do Seterb e atuarão como orientadores de trânsito escolar. Nas escolas Barão do Rio Branco e Bom Jesus serão colocados cones nos horários de entrada e saída dos alunos para delimitar uma faixa, junto ao passeio, exclusiva para o embarque e desembarque dos alunos. Na escola Barão do Rio Branco essa faixa será na rua Nereu Ramos e no Bom Jesus a faixa será na rua John Kennedy. Além disso, cones com placas de sinalização serão colocados nos passeios e nas imediações dessas duas escolas e também do Colégio Sagrada Família para orientar os pedestres e demais transeuntes.

Outra ação que será a adotada é a contratação de 15 novos agentes de trânsito para atuar principalmente em horários de pico, buscando melhor fluidez e segurança do trânsito. Esses agentes admitidos em concurso público estão sendo chamados pelo Seterb, passarão por treinamento e em breve estarão prontos para atuar e contribuir para o trânsito da cidade. A abertura de um processo licitatório para aquisição de um sistema de comunicação de rádio para Guarda de Trânsito também está no pacote de novas medidas. O novo sistema contará com GPS, facilitando deslocamento dos agentes no atendimento das ocorrências e demais demandas, bem como console de monitoramento e gerenciamento.

Seterb_13-4-15_04

Fiscalização educativa

O Seterb também fez um estudo para atualização das velocidades das principais vias de Blumenau. Esse material foi desenvolvido de acordo com a atual realidade das ruas e será disponibilizado no site da Prefeitura quando estiver concluída a implantação das placas. Uma empresa especializada desenvolverá um aplicativo, que possibilitará às pessoas saberem das velocidades das vias através do celular. Outra ação que está sendo tratada pela autarquia é uma lei educacional. Essa lei, que será encaminhada ao Legislativo Municipal, propõe que o motorista que já tenha advertência no ano e for flagrado novamente por multa leve ou média tenha possibilidade de transformar mais uma vez em advertência se comprovar participação em palestra educativa de trânsito. “O objetivo com essa lei é educar através de palestras e evitar que novas infrações sejam cometidas pelo motorista”, afirma o presidente do Seterb, Erivaldo Caetano Junior (Vadinho).

Uma medida que já vem sendo realizada pelos agentes de trânsito, mas que foi formalizada através de uma portaria interna do Seterb, é a padronização da fiscalização com os radares estáticos e portáteis. A portaria interna reforça para que os agentes estejam sempre visíveis, utilizem obrigatoriamente cones e sempre que possível estejam com as viaturas expostas. A elaboração desse memorando visa dar ainda mais transparência ao processo de fiscalização no município de Blumenau, uma vez que não está prevista nas normas e leis de trânsito. “É uma ação municipal, uma vez que a lei federal permite que os agentes estejam ocultos com os radares”, explica Vadinho.

Mais segurança

Uma parceria com a Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados (Fenaseg) também contribuirá para o trânsito do município. Dois equipamentos do tipo OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) foram disponibilizados ao Seterb para auxiliar nos trabalhos dos agentes. Eles reconhecem pela placa veículos com documentação irregular, bem como denuncia veículos furtados. Estes equipamentos ficarão posicionados nas viaturas, permitindo maior agilidade aos agentes. A ideia é que estejam também presentes nas blitze, evitando que veículos em dia sejam parados sem necessidade.

A autarquia prossegue com estudos para avaliação sobre a implantação de mais lombadas eletrônicas na cidade. “Recebemos pedidos da comunidade para instalação de mais equipamentos em Blumenau. Estamos fazendo estudos para avaliar os locais. Conforme contrato, podemos monitorar em até mais nove faixas”, diz Vadinho. Por fim, o Seterb encaminhou à Procuradoria do Município uma minuta de projeto de lei que permite a concessão de sistema de estacionamento rotativo (Área Azul) a particulares (terceiros). O objetivo é oferecer um sistema mais moderno, mais prático e mais eficiente aos usuários.

via PMB

Seterb_13-4-15_02

Seterb_13-4-15_03

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS