Sete pessoas aceitam sair das ruas em ação conjunta em Blumenau

Abordagem integrada da Prefeitura com apoio da PM percorreu pontos da cidade para oferecer acolhimento e novas oportunidades.

Foto: Giovanni Silva / Prefeitura de Blumenau

Na manhã desta sexta-feira (31/10/25), uma ação conjunta percorreu diferentes pontos de Blumenau para oferecer acolhimento e atendimento a pessoas em situação de rua. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), contou com o apoio da Polícia Militar e das secretarias de Serviços Urbanos (Sesur) e de Trânsito e Transportes (SMTT). A equipe passou por cinco locais nas regiões Central e da Itoupava Norte.

Foto: Giovanni Silva / Prefeitura de Blumenau

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

Todas as sete pessoas abordadas aceitaram o encaminhamento ao Centro POP, onde receberão acompanhamento social e poderão, caso desejem, seguir para abrigos, comunidades terapêuticas ou outros serviços da rede municipal.

O prefeito Egidio Ferrari acompanhou a ação e destacou que o trabalho vai além do acolhimento imediato. “Blumenau é uma cidade de oportunidades. Estamos atuando de forma integrada para oferecer não só abrigo, mas as ferramentas e o apoio necessários para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas com dignidade, fora das ruas”, afirmou.

 

Foto: Giovanni Silva / Prefeitura de Blumenau

O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforçou a importância da colaboração da população nesse processo. “Sempre orientamos que as pessoas acionem a Prefeitura em vez de oferecer esmolas. Assim conseguimos garantir que quem está em situação de rua tenha acesso aos atendimentos adequados. Para solicitar o apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”, explicou.

A rede de atendimento da Prefeitura inclui a Abordagem Social, que atua 24 horas identificando e encaminhando pessoas aos serviços; parcerias com as OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas, responsáveis por acolhimento temporário em abrigos e casas de passagem; e o Centro POP, que oferece alimentação, higiene e suporte psicossocial a quem não adere ao acolhimento em abrigos. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Rudolf Roedel, 147, no bairro Salto Weissbach.

 

Foto: Giovanni Silva / Prefeitura de Blumenau

Além disso, há encaminhamentos para reintegração social, regularização de documentos, inserção no mercado de trabalho e retorno à cidade de origem, quando necessário. Também é possível direcionar pessoas a comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.

As ações da Semudes são contínuas e buscam garantir que cada pessoa em situação de vulnerabilidade tenha acesso a serviços que possam transformar sua realidade, fortalecendo o cuidado social e o respeito à dignidade humana.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky


Entrevista com a Realeza da 41ª Oktoberfest de Blumenau três dias após serem escolhidas