Sete catarinenses estão entre os vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato

Mulheres do Frei, de Palhoça, produz vários produtos com crochê
Mulheres do Frei, de Palhoça, produz vários produtos com crochê
Mulheres do Frei, de Palhoça, produz vários produtos com crochê

As cem unidades produtivas vencedoras da quarta edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato foram anunciadas nesta quarta-feira (23/11/16), na cerimônia realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu profissionais de todo o país escolhidos por especialistas em artesanato e gestão como os mais competitivos do Brasil.

Santa Catarina tem sete representantes entre os premiados: Flávia de Castro Silva (Bem da Terra Cerâmica), Andreia Aparecida Waldrigues (Casa Catarina) e Henrique Coelho Perez (Toco Design) de Florianópolis; Ana Luiza Gern (Ana Gern) e Edna Mesadri (Das Catarinas Brasil) de Joinville; Rosa Abou Hatem (Projeto Ciranda), de Lages e Rosangela Loureiro Gorri (Mulheres do Frei), de Palhoça.

As unidades vencedoras foram selecionadas com base em 11 critérios de avaliação: práticas de inovação, qualidade dos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização da produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social e planejamento e gestão.

“Com o prêmio, o Sebrae estimula a capacidade de gestão, da produção e da comercialização. São várias ações que objetivam promover a produção do artesanato brasileiro. Realizamos, em outubro, o Brasil Original e agora, (tirar) o Top 100. Este ano, o Natal terá a marca das mãos destes profissionais”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Além de premiar e oferecer vantagem competitiva, o TOP 100 se propõe a identificar as melhores práticas de gestão, promover benchmarking entre as unidades produtivas e fomentar a promoção comercial e a geração de negócios.

Nesta quinta (24) e sexta-feira (25) será realizado um encontro de negócios em que os representantes das unidades vencedoras irão negociar a venda dos seus produtos com 50 compradores nacionais e 11 internacionais, vindos da Europa e Estados Unidos, levados ao CRAB por um acordo de cooperação geral firmado entre o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Neste dias acontece ainda um showroom com 300 peças das unidades vencedoras do TOP 100.