quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioEventosServidores da comarca de Ibirama (SC) conhecem aldeia indígena da etnia Laklãn /...

Servidores da comarca de Ibirama (SC) conhecem aldeia indígena da etnia Laklãn / Xokleng

Fotos: Divulgação/Comarca de Ibirama

No sábado (15/06/19), alguns servidores do fórum de Ibirama foram visitar a sede da reserva indígena Duque de Caxias, distante 52 quilômetros do Centro. Eles foram conhecer de perto e interagir com índios da aldeia Bugio, integrantes da etnia Laklãn/Xokleng.

 

 

“Todos tivemos a experiência de conhecer uma parte da Mata Atlântica muito bem conservada. Com a chance de percorrer a trilha Sapopema, de inúmeras belezas naturais e nascentes como a do Rio Benedito, árvores centenárias como a Sapopema, xaxins bugios e cachoeiras com água cristalina. Além disso, tivemos a oportunidade de contar com a participação dos indígenas como guias em todo o trajeto, e perceber o significado da natureza para eles”, resumiu Ilson Sedlacek, chefe da secretaria do foro.

 

 

Outro servidor da comarca que participou e aprovou o programa foi Stefan Schmitz. Ele explicou que, para os índios, água tem o sentido de saúde. “O passeio significou a aproximação dos servidores do fórum de Ibirama à natureza, especialmente no que tange à água”, disse. Os servidores queriam ter provado o kapug, comida de caçadores feita em tocos de bambu, mas não foi possível porque a cabana Xokleng está sendo reconstruída.

 

 

Mas por outro lado tiveram a oportunidade de ver uma cabana em fase de construção, feita com cobertura de folhas de guaricana e paredes de palhas de bambu. Na saída da trilha foi possível conhecer também o Espaço Cultural AG NÕ JÓ U, onde todos puderam observar objetos da cultura e da tradição indígena e adquirir artesanatos feitos pelas próprias mulheres da aldeia. O passeio, no sábado (15/6/19), foi parte integrante da comemoração da X Semana do Meio Ambiente do TJSC.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS