quinta-feira, 28 janeiro 2021
Início Geral Sensor que mede o nível do rio na Ponte de Ferro está...

Sensor que mede o nível do rio na Ponte de Ferro está apresentando falhas

07:56

Cheias-Pontes_8-6-14_02

Durante as cheias e enchentes, o medidor do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) instalado em um dos pilares da Ponte de Ferro, é essencial para acompanhar a subida do nível do Rio Itajaí-Açú. O equipamento possui um sensor que leva a informação através de um cabo com aproximadamente 100m até o abrigo instalado na margem do rio.

Mas ele está apresentando oscilação na medição e terá que ser substituído por outro. Quando o problema foi percebido, havia a suspeita de que o sensor estivesse com acúmulo de sujeira, por isso foi limpo e reinstalado. Mas o problema continuou.

A falha iniciou desde de que foram iniciadas as obras de contenção na margem do rio, quando o equipamento teve que ser  retirado e depois reinstalado. Como hoje não existe um cabo sobressalente com esse comprimento para esse sensor, a instalação pode demorar, principalmente se for adquirido através de licitação. Se for possível comprar diretamente, talvez não leve mais de um mês.

Na região existem outros 16 equipamentos desses instalados. Eles deverão ser vistoriados para ter certeza que não apresentam nenhum problema como esse identificado na Ponte de Ferro.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS