terça-feira, 27 julho 2021
InícioEconomia"Sempre Vale Europeu" é a nova marca do turismo da região

“Sempre Vale Europeu” é a nova marca do turismo da região

Projeto desenvolvido durante oito meses focou em uma plataforma de comunicação estratégica para fomentar o segmento turístico e reposicionar a marca como destino

O resultado do trabalho desenvolvido numa parceria entre o Blumenau Convention & Visitors Bureau e o Sebrae Vale do Itajaí, com apoio da Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) do Vale Europeu, foi apresentado nesta terça-feira (22), em um evento online aberto ao público.

Após pouco mais de oito meses de estudo, o Place Branding gerou uma nova estratégia de comunicação, com ações de marketing e uma identidade visual reformulada, que redirecionam a região como destino turístico.

“Precisávamos unificar a forma de comunicar o Vale Europeu no mapa do turismo de Santa Catarina, ainda mais em um momento desafiador para o segmento em virtude da crise do coronavírus. Esse projeto de Branding de Destino foi fundamental para dar base para um movimento maior, que já está em andamento, de fortalecimento da região como destino”, comenta Develon da Rocha, presidente do Blumenau Convention & Visitors Bureau.

A partir de agora, a nova marca “Sempre Vale Europeu” deve guiar todos os projetos que envolvem o trade, tendo a participação das políticas públicas, entidades de classe e iniciativa privada que participaram do processo de construção do selo.

“Todo o desenvolvimento da marca passou por um estudo de mercado, de como a região está inserida no contexto atual do turismo e também como esse cenário pode ser potencializado através de uma forma diferente de comunicação entre os envolvidos, sejam aqueles que participam diretamente do trade ou principalmente o público-alvo do segmento: turistas, moradores, empresários. É um case que pode servir de modelo para outras regiões do país”, explica Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC.

Nova Marca – Sempre Vale Europeu

A palavra “sempre” foi inserida estrategicamente como conceito de reforço da identidade europeia da região, por meio das suas origens, além de indicar as conquistas que ainda estão por vir. O slogan “Ontem. Hoje. Sempre” também remete a essa ideia de continuidade e poderá ser usado em peças publicitárias e marketing promocional.

A campanha tem ainda quatro eixos temáticos, que seguem o mesmo padrão: “Vale Europeu. Sempre Bem Viver”, relacionado à qualidade de vida e à conexão dos moradores com as cidades da região, “Vale Europeu. Sempre Hospitaleiro”, que caracteriza a vocação turística e a receptividade do visitante, “Vale Europeu. Sempre Cultural”, que aponta o patrimônio material e imaterial da história e cultura regional, e “Vale Europeu. Sempre Inovador”, referente à característica empreendedora do Vale Europeu.

A paleta que compõe a nova identidade visual foi escolhida para aguçar a percepção e geração e valor para a região. São quatro cores principais: azul marinho (considerado um tom universal, traz caráter de tradição e credibilidade), verde (representa a natureza do Vale), roxo (cultura e diversidade étnica do território; também está ligado a mudanças e transformações) e laranja (relacionada à sinergia e criatividade, contempla a inovação). O azul claro foi inserido como cor secundária e remete à paz, tranquilidade, serenidade, hospitalidade e também indica a capacidade fluvial da região.

A tipografia foi desenvolvida exclusivamente para compor a marca. E o símbolo tem como referências linhas curvas, como impressões digitais (identidade), mapas (turismo), gráfico de conjunto (pertencimento) e árvores (natureza).

Para Mani Goede, presidente da IGR do Vale Europeu, a nova comunicação dará à região um lugar de destaque. “O conjunto simbólico que compõe a nova marca da região define com bastante clareza as potencialidades do Vale Europeu e o que o trade quer daqui pra frente: um posicionamento mais assertivo, que entregue para o público-alvo todo o potencial e capacidade turística que temos nas cidades daqui”, define.

Novas ações

A entrega da marca “Sempre Vale Europeu” finaliza o Branding de Turismo da região, mas abre portas para novos projetos relacionados ao turismo local. “Essa nova forma de comunicação e identidade visual dá um caráter ainda mais sério nas ações que a gente vem promovendo na preparação do segmento turístico para a retomada das atividades depois da fase crítica na economia”, comenta Develon.

Segundo Aloísio, a ação é um passo inicial para outras possibilidades de fomento do turismo no Vale Europeu. “Fizemos um resgate de valores e das potencialidades da região, que podem ser fortalecidos agora com ações estratégicas. Já existe a proposta de desenvolvermos outros projetos em parceria para estimular o Vale Europeu como destino estruturado e capacitado para receber turistas”, finaliza.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS