Semana que vem, Blumenau sedia o 6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais

Foto: Eraldo Schnaider

Parque Vila Germânica - Eraldo Schnaider

Texto: Marina Melz

Cerca de 60 representantes das 18 entidades instaladas em Santa Catarina, estarão em Blumenau nos dias 13 e 14 de agosto, para o 6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais. O evento ocorre no Auditório da Blucredi, localizado no Empório Vila Germânica. O Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um dos apoiadores.

Leomir Minozzo, presidente do Observatório Social de Blumenau, diz que a cidade foi escolhida para sediar o evento por conta do trabalho que já realiza na transparência. “Os colegas dos demais municípios entenderam que aqui seria o cenário ideal para trocarmos ideias. Vamos ter dois dias intensos para debater algumas ferramentas e também falarmos sobre o nosso trabalho com um olhar macro”, comentou.

Além dos integrantes dos demais Observatórios já instalados e em fase de implantação, o evento contará ainda com a presença da diretoria do Observatório Social do Brasil e membros do Ministério Público, da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União.

A programação inclui temas como os Portais da Transparência e a relação entre os Observatórios Sociais e Controladoria Geral da União. Uma visita técnica ao Almoxarifado Central da Prefeitura Municipal de Blumenau, oficinas e workshops também acontecem dentro do evento.

Observatório Social

É um movimento pela transparência na administração pública brasileira que começou em 2006 e hoje já são 100 instituições estabelecidas – 18 em Santa Catarina. Além da preocupação com a correta aplicação dos recursos públicos e a transparência, os Observatórios Sociais desenvolvem programas de educação fiscal dirigidos ao cidadão para conscientização sobre os seus deveres e direitos, estímulo ao voluntariado e prevenção a corrupção.