terça-feira, 21 setembro 2021
InícioGeralSemana escoteira

Semana escoteira

Blumenau tem o primeiro grupo na modalidade do Mar, que inclui as atividades náuticas e de marinharia.

Por Paty W. Ziegler

Há mais de 100 anos, um Coronel Inglês chamado Robert Stephenson Smyth Baden Powell, indignado ao ver os jovens ingleses com idades variadas pelas ruas da Inglaterra, sem ocupação, viu uma oportunidade de treiná-los para se tornarem cidadãos de caráter e úteis para a sociedade.

Foi assim o início do Movimento Escoteiro que logo se espalhou rapidamente pelo mundo. Até hoje, perdura como um sistema de educação não formal, feito de jovens para jovens,  sendo um complemento na educação, juntamente com a escola e a família.

Passado esse tempo, alguém que foi Escoteiro quando jovem e nunca esqueceu os valores do Escotismo e sua promessa, se sentiu desperto para fundar mais um Grupo em Blumenau. Afinal como se diz no meio “Uma vez Escoteiro, Sempre Escoteiro”.

Ele se juntou com alguns voluntários Escotistas, e eis que surgiu o 128º/SC – Grupo Escoteiro Do Mar Ricardo Schmidt, no bairro Nova Esperança em Blumenau, que iniciou suas atividades no dia 1° de fevereiro de 2020.

O nome homenageia seu pai, que foi sub-oficial da Marinha e um grande incentivador do movimento. O espírito escoteiro sempre esteve presente nesse filho, mesmo após adulto. Também foi para homenagear todos os pais que incentivam esse belo movimento.

Um Grupo Escoteiro para fazer história na nossa cidade, pois é o primeiro a ser fundado na modalidade do Mar, onde além das atividades que já se aprende na Modalidade Básica, inclui ainda as atividades náuticas e de marinharia.

Nosso jargão é : “O GEMAR NÃO PARA!”, pois mesmo em meio a pandemia, conseguimos realizar inúmeras ações e atividades envolvendo os jovens, adultos e a comunidade.
Vamos fazer a diferença na vida dos jovens, e como disse o fundador B.P. um pouco antes de partir, “Deixem o mundo um pouco melhor que encontraram. ”

Vida longa e bons ventos.

Sempre Alerta

Nosso Grupo escoteiro fica na Rua Pedro Martendal, nº 91, no bairro Nova Esperança,  em Blumenau. Nossas atividades acontecem todos os sábados das 14h às 16h30.
Com a pandemia seguimos todos os protocolos sanitários para realizar as atividades, bem como temos as autorizações necessárias para acontecer as mesmas.

Quem pode participar??? Crianças e jovens de 6 e meio a 21 anos como membros juvenis. Acima dessa idade viram adultos voluntários.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS